Coluna Política Local – 24.02.2019 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 24.02.2019

No MDB
Decidido! O ex-reitor da Ufac, Minoru Kimpara irá se filiar ao MDB onde deverá disputar as eleições para prefeito da Capital em 2020. Circula nos bastidores que a filiação de Minoru Kinpara e todo seu grupo político, além de outras lideranças expressivas da política estadual, está marcada para o dia 22 de março em uma grande festa.

Ele desmente
Minoru confirma que recebeu o convite do MDB para fazer parte do grupo, porém, desmente a informação de que já teria data marcada a filiação. Segundo ele, nenhuma resposta foi dada ainda.

Querem ele
E pelo andar da carruagem, não foi só o MDB que andou sondando Minoru. PSL e PSDB já iniciaram uma conversa com o ex-reitor. Os convites estão em processo de análise para uma posterior resposta.

Investigações I
A deputada federal Mara Rocha (PSDB) protocolou ofício junto a PGE, TCE e Corregedoria-Geral do Estado para que os órgãos se manifestem sobre a legalidade do pagamento de aposentadorias aos ex-governadores do Estado e investiguem a prática de improbidade administrativa.

Gasta muito
O pagamento da pensão aos ex-governadores, segundo ela, custa aos cofres do Acre, R$ 3,5 milhões por ano.

Ranking
O Acre ocupa o terceiro lugar entre os Estados que mais gastam com aposentadoria de ex-governadores, enquanto ocupa as últimas posições do PIB nacional.

Flagra
Circula nas redes sociais uma foto dos deputados estaduais Roberto Duarte (MDB) e Gehlen Diniz (PP) se abraçando. Dizem que o abraço fraterno ocorreu após o embate duro que tiveram no plenário da Aleac. Fizeram as pazes.

Questionou
Muitos políticos acreanos andam tecendo bastantes elogios ao modelo econômico apresentado pelo governador Gladson Cameli, o que não é o caso do deputado estadual Daniel Zen (PT). A vinda da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina Corrêa Dias, ao Acre só reforçou sua tese.

Problemas a vista?
Quanto à possibilidade do Acre se tornar produtor de soja, o petista considera uma estratégia errada. Reforça que a iniciativa não proporcionará vantagem econômica haja vista que trata-se de uma atividade que não gera emprego e renda, e nem inclusão social.

Meio ambiente
Outro ponto observado pelo deputado diz respeito ao aspecto ambiental. O parlamentar afirma que trata-se de atividade que degrada o solo e o meio-ambiente de maneira mais veloz que a pecuária, além de fazer proliferar pragas e desequilibrar os ecossistemas”, disse Zen.

Reclamou
Usando a sua página no Facebook, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) publicou um vídeo de um de seus discursos na tribuna da Câmara Federal, onde critica duramente os governos brasileiro e americano.

Crítica
No início do vídeo, a parlamentar comunista diz que está preocupada com a paz na América Latina, que “está deverasmente ameaçada, os olhos do mundo estão se voltando neste momento para as ameaças que os americanos estão fazendo na Venezuela, e os olhos do mundo se voltam para o Brasil, devido ao posicionamento do Brasil nos últimos dois dias”.

Outro trecho
Em outro trecho do vídeo, Perpétua Almeida critica o governo brasileiro por enviar ajuda humanitária à Venezuela, na forma de remédios e alimentos, “sem o consentimento do governo venezuelano”. “Nós não somos a favor da invasão de nenhum país, o Brasil não pode se somar a isso”, disse ela.

Perpétua
“Não é tradição do governo brasileiro, não é tradição do nosso Itamaraty, há mais de 150 anos, se meter em problemas de outro país, essa é hora de buscar a paz, senhores e senhoras”, disse Perpétua. A postagem da comunista foi bastante criticada pelos internautas.

Em Brasília
O governador Gladson Cameli anunciou na última quinta-feira a criação de um gabinete binacional fronteiriço com o governo do Peru, país com o qual o Acre faz fronteira em seus extremos, nos vales do Acre e do Juruá.

Assuntos desta notícia