Coluna Política Local – 25.08.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 25.08.2018

Pesquisa

Na disputa ao governo, uma pesquisa realizada pela agência Vox Populi apontou ligeira vantagem do candidato da FPA, Marcus Alexandre (PT) em relação ao oposicionista Gladson Cameli (PP). O petista aparece com 34 % das intenções de votos contra 31% do progressista.

Registro

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), sob o número AC-01360/2018, e no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR-08364/2018. Vale destacar que a margem de erro da pesquisa é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Polêmica

O resultado da pesquisa gerou bastante polêmica no bloco oposicionista. Muitos apoiadores da candidatura de Gladson colocaram em xeque o resultado. Isso porque até há pouco tempo o progressista estava na dianteira, de acordo com as pesquisas realizadas ao longo do período de pré-candidatura.

Banho frio

Tanto o resultado do Ibope, divulgado na última  quarta-feira, quanto da Vox Populi foi um banho de água fria na oposição. O clima de “já ganhou” entrou em modo off.

Única certeza

A única certeza que temos é que esse processo eleitoral será um dos mais difíceis dos últimos 20 anos. E pesquisa de intenção de voto é apenas um indicativo do momento. Muita água vai rolar debaixo da ponte até o dia da votação. Portanto, o tempo é propício para conquistar voto.

Indo mal

O Coronel Ulysses Araújo (PSL) apareceu com apenas 7% das intenções de voto. O resultado mostra que, definitivamente, o militar não tem conseguido emplacar sua candidatura.

Nada bem

Janaína Furtado (Rede) e David Hall (Avante) sentem na pele a dificuldade que é quebrar a polarização entre Marcus e Cameli. Na pesquisa da Vox ambos aparecem com apenas 1%.

Senado

Na disputa ao Senado, Jorge Viana (PT), candidato à reeleição, continua na dianteira. O petista parece com 29% das intenções de voto. A surpresa fica por conta da segunda e terceira colocação. Márcio Bittar (MDB) e Minoru Kinpara, ambos com 21% das intenções de voto.

Resultado pífio

Sérgio Petecão (PSD), que é cotado para retornar para mais um mandato como senador, apresentou um resultado pífio. Na pesquisa ficou na quinta colocação, com apenas 18% das intenções de voto.

Forte

Ney Amorim (PT) apresentou 20% das intenções de voto.  Embora tenha aparecido apenas na quarta colocação, o petista continua sendo uma grande ameaça para os demais postulantes a vaga de senador. Ney foi o candidato que mais cresceu dentro desse processo eleitoral.

Vem forte

O deputado Lourival Marques (PT) tem recebido muitas adesões à sua candidatura à reeleição, tanto na Capital quanto no interior. Tem sido cotado para ser um dos mais votados nesta eleição. Se assim acontecer não será surpresa nenhuma.

Inveja ou ciúmes?

Nos bastidores comenta-se que sua candidatura tem gerado “ciúmes” entre alguns companheiros. Mas pelo andar da carruagem, Lourival não anda muito preocupado com isso. Tem dedicado seu tempo a percorrer o Acre e fortalecer sua reeleição.

Continua no jogo

Por falar em reeleição, em conversa com o Lourival, ele desmentiu que sua candidatura teria sido impugnada. Confirmou ainda que tem em mãos uma Certidão Negativa do Tribunal de Contas e que isso lhe garante o direito de, pelo menos por hora, participar do pleito.

No TRE/AC

O petista frisou que o documento será entregue ao Tribunal Regional Eleitoral por seus advogados. Portanto, reforça-se que Lourival Marques continua como candidato a deputado estadual.

Assuntos desta notícia