Coluna Política Nacional – 03.03.2018 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Nacional – 03.03.2018

BB não mexe em diretoria mesmo após fraude
O Banco do Brasil nem sequer substituiu os responsáveis pela licitação fraudada de quase R$3 bilhões para a propaganda do banco. Dez dias antes do resultado, documento registrado em cartório previa que a agência de propaganda Multisolution seria uma das vencedoras. O diretor de Marketing que comandou a licitação, Alexandre Alves, continua no cargo dez meses após do escândalo. Ninguém foi punido.

Cadeira elétrica
A Diretoria de Marketing do BB é velha conhecida das páginas policiais: o presidiário mensaleiro Henrique Pizzolato era o chefe dessa diretoria.

Muito estranho
A Multisolution, vencedora na licitação da diretoria de Marketing para a conta milionária do BB, tinha capital social de apenas R$ 3 mil.

Nada mudou
No Banco do Brasil tudo continua como sempre foi. E o contrato anual de meio bilhão continua com agências escolhidas pelo governo Dilma.

A lei? Ora, a lei
Datados de 2011, os contratos com as agências Lew’Lara e Máster foram prorrogados até agosto. Mas serão prorrogados outra vez.

Barcarena não vai virar Samarco, adverte Temer
“Não vamos permitir que isso vire outra Samarco”, advertiu o presidente Michel Temer ao ser informado de que a mineradora Norsk Hydro, da qual o governo da Noruega detém 43,8% das ações, ainda não informou como pretende solucionar o problema causado pelo vazamento de resíduos altamente tóxicos, como chumbo, em mina de bauxita para produzir alumínio no município paraense de Barcarena, coração da Amazônia. O governo avalia novas sanções contra a Norsk.

Paliativos não servem
Distribuir água potável à população é uma medida meramente paliativa, segundo o Planalto. Os noruegueses devem limpar o que sujaram.

Pura embromation
Desde o vazamento criminoso, que originou a interdição, a mineradora se limita a tentar contestar os laudos sobre o derramamento de rejeitos.

Matadores de baleia
A poluição criminosa desmascarou o caráter “ambientalista” da Noruega, apesar da matança de baleias que promove anualmente.

Virou feira de verdade
Em meio à crise, os comerciantes se deram conta de onde não falta dinheiro: o estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Lá vende-se de tudo; comida, doces, informática (pirata!) e até sapatos.

Dupla denunciada
No início de 2016, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, preso pela Polícia Federal, denunciou em seu acordo de delação que “houve um grande aporte de recursos para o candidato do PT, Jaques Wagner, dirigido por [Sérgio] Gabrielli”. Ambos continuam soltos.

Covas fora do PSDB
O rompimento de Mário Covas Neto com o PSDB, anunciado nesta sexta (2), é um marco na política partidária paulista. Geraldo Alckmin, que o pai do vereador inventou para a política, deu de ombros.

Ainda na lama
Foi contida a animação no governo com a geração de 77,8 mil postos de trabalho em janeiro, melhor resultado em seis anos. Em janeiro de 2016, último com Dilma no poder, o “saldo” foi de 100 mil demissões.

Propaganda antecipada
O Tribunal Regional Eleitoral do DF mandou retirar de circulação a cartilha com ofensas ao governador Rodrigo Rollemberg, distribuída a professores e alunos de escolas públicas pela pelegada do sindicato.

PSB muda de comando
O PSB elege neste sábado (3) o novo Diretório e a nova Executiva Nacional para o próximo triênio. A eleição ocorrerá durante o 14º Congresso Nacional do partido. A expectativa é de 1,3 mil delegados.

É uma mãe
A situação falimentar do governo do Rio de Janeiro foi agravada pela condescendência com seus servidores. Dados do governo mostram que a média de idade para aposentadoria entre homens é de 53 anos.

Foco nos jovens
A lei do menor aprendiz entrou em vigor em 2005 e o ano passado foi um dos melhores para os jovens. Foram 386 mil contratações, mais de 12% do total de 3,2 milhões de enquadramentos desde a criação da lei.

Pensando bem…
…Sergio Cabral pode até ser condenado a mais de cem anos de cadeia, mas nunca vai passar mais de 30 anos preso. É a lei brasileira.

Assuntos desta notícia