Comissão de Saúde da Aleac se reúne com pacientes da Unacon – Jornal A Gazeta

Comissão de Saúde da Aleac se reúne com pacientes da Unacon

O presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, deputado José Bestene (PP), reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 2, com um grupo de pacientes que fazem tratamento contra o câncer, no Hospital do Câncer, em Rio Branco, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Eles foram à casa legislativa pedir apoio dos parlamentares para a melhoria no atendimento, na aquisição de medicamentos específicos para o tratamento da doença e para o funcionamento devido da máquina de radioterapia.

Os pacientes reclamam que estão há um ano sem medicamento. “Tem paciente que termina o tratamento com radioterapia e quimioterapia e tem que passar por cirurgia em seguida, do contrário, o tumor volta e eles têm que fazer o tratamento de novo. Terminei a quimioterapia ano passado. Fiquei na fila de espera para a retirada da mama, mas quando a médica examinou disse que o tumor tinha voltado. Agora, eu tenho que voltar a passar pela quimioterapia e também para o final da fila de espera”, explicou a paciente Maria de Fátima.

“Estamos pedindo socorro pelas crianças, homens e mulheres que estão morrendo por falta de tratamento no Hospital do Câncer do Acre”, acrescentou a paciente.

Após ouvir o relato das pacientes, o deputado José Bestene entrou em contato com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, e com o superintende da Fundação Hospitalar, Lúcio Brasil, na tentativa de resolver a situação. O parlamentar informou, ainda, que o equipamento utilizado para fazer o procedimento de quimioterapia no Unacon, o acelerador linear, foi devidamente instalado e que o técnico que irá manuseá-lo também foi contratado.

“Fiz umas ligações e consegui agendar uma reunião com todos os pacientes e o superintendente da Fundação Hospitalar para tratarmos dessas reivindicações.  Vamos também tentar fazer uma agenda de cirurgias para evitar que vocês tenham que passar por todo o sofrimento da quimioterapia novamente. A outra boa notícia, é que o acelerador linear já foi instalado no hospital e também já contrataram o profissional que irá manuseá-lo. Isso dará sem dúvidas mais celeridade aos atendimentos” disse.

Depois de serem recebidos pela Comissão de Saúde do Poder Legislativo, os pacientes também foram recebidos no centro do plenário pelos deputados estaduais. Após o grande expediente, o presidente em exercício do parlamento acreano, deputado Jenilson Leite (PC do B) suspendeu a sessão para que os pacientes pudessem falar com os parlamentares. Após a reunião, Jenilson pediu que um documento fosse elaborado pela assessoria da mesa e enviado para a Sesacre contendo todas as reivindicações dos pacientes.

“É importante que essas reivindicações sejam documentadas e enviadas à Sesacre para que possamos acompanhar cada passo dessa situação. Gostaria que a comissão de Saúde fizesse esse encaminhamento documentado. Nós precisamos resolver essa situação o mais rápido possível. Quem está doente não pode esperar”, salientou.

Assuntos desta notícia