Colocar o tênis e sair correndo por aí, sem destino ou hora pra voltar. A corrida de rua é um dos esportes mais democráticos, que qualquer pessoa pode começar a praticar. Além disso, também é um dos que mais conquista adeptos. Corredores afirmam: depois que começa, fica difícil parar.
Estudiosos acreditam que a corrida teve origem na pré-história, quando os homens precisavam correr para caçar e fugir de predadores. Reza a lenda que no ano de 490 a.C ocorreu a mais famosa das corridas, que deu origem à maratona.
O soldado ateniense Filipíades teria sido escolhido para levar até Atenas a notícia de que os gregos haviam vencido os persas na batalha de maratona. Ele precisou correr cerca de 40 quilômetros e, depois de dar a notícia, teria morrido.
Anos depois, em 1896, foi criada os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, Filipíades foi homenageado com a criação da prova, cuja distância mudou ao longo dos anos e, desde Londres, 1908, foi estipulada oficialmente em 42, 195 quilômetros.
Desde então a corrida tem conquistado cada vez mais seguidores. Em Rio Branco, o número de eventos de corrida cresceu consideravelmente nos últimos anos. Quem circula pelas principais vias da Capital certamente já viu alguém praticando corrida.
Qualidade de vida
O profissional de educação física Mauro Albino, de 39 anos, participou da sua primeira corrida em 2012. O interesse pelo esporte surgiu do acompanhamento que fazia com os alunos que treinavam correr.
“Comecei a estudar os benefícios da corrida e como eu poderia aplicar na minha vida e na vida dos meus alunos. Eu sempre procurei testar tudo que eu passava. Em poucos meses baixei meu percentual de gordura de 30% para 16%.”
O entusiasmo com o esporte levou Mauro a criar um grupo de assessoria de corrida. Ele também é pioneiro no treino intervalado de alta intensidade, mais conhecido como hit. Hoje, ele treina um grupo de 60 pessoas.
“Os grupos de corrida aumentaram, a procura pela corrida aumentou, ou seja, a procura pela melhoria da qualidade de vida aumentou. A maioria das pessoas que procura a corrida tem um quadro de obesidade, de depressão, doenças metabólicas. É um exercício grátis e acessível a todas as pessoas.”
Mauro falou também do aumento no número de espaços para praticar o esporte em Rio Branco. “Antes tínhamos um espaço na cidade para corredores, que era o Horto Florestal. Hoje, além do Horto, temos a Amadeu Barbosa, Parque da Maternidade, Parque do Tucumã, Ufac. Surgiram alguns espaços e as pessoas aproveitaram isso”.
Antidepressivo natural
Engana-se quem acha que a corrida é só para pessoas que querem perder peso. Além de inúmeros benefícios, como melhor funcionamento cardíaco, redução da pressão arterial e do colesterol ruim, melhora o humor e a memória. O esporte é tido por muitos como um estilo de vida.
“É viciante. A corrida é um antidepressivo natural. A sensação no momento da corrida é cansativa, você quer parar, muitas vezes desistir. Porém, no final, quando você chega e vê o que conquistou, a sensação é de dever cumprindo, de você se desafiar a cada corrida”, contou.
“É viciante. A corrida é um antidepressivo natural”
Um esporte que aproxima as pessoas
Outro grande benefício da corrida é a aproximação de pessoas. A maioria dos corredores participa de grupos e, a cada corrida, pessoas diferentes chegam. Há troca de experiências e novas amizades.
No caso de Mauro Albino, a corrida trouxe, além de amizades, um novo amor. A maratonista Mércia Amorim, de 30 anos, procurou o profissional para tratar de uma lesão e a partir daí surgiu uma amizade.
O profissional de educação física passou a treinar a maratonista e a se interessar cada vez mais por maratonas e, claro, por Mércia. As afinidades e a paixão por correr uniram o casal, que vai correr a primeira ultramaratona em abril, no Rio de Janeiro.
Mauro e Mércia são a prova viva de que casal que treina junto, permanece junto. “É muito bom, eu gosto quando a gente tem que acordar cedo e fazer alguma atividade juntos. Estamos sempre nos incentivando e buscando novidades na área da corrida. Temos planos de correr em outros lugares e até em outros países. Treinar junto é muito bom”, diz a maratonista.
Ultramaratona Tutan
Mauro, Mércia e outro corredor serão os três acreanos que irão participar da ultramaratona Transmantiqueira Ultra Trail Algulhas Negras, no dia 20 de abril, no Rio de Janeiro. Ele fará, pela primeira vez, o percurso de 42 quilômetros. E ela irá se arriscar, também pela primeira vez, no percurso de 75quilômetros.
O profissional de educação física já começou a preparação para o evento. Ele acredita que fará a prova no período de seis a sete horas.
“A preparação para uma ultramaratona é mais duro. É uma prova duríssima, não é uma prova em asfalto. É uma prova de montanhas. Vão ter subidas e descidas. A minha expectativa é que eu chegue inteiro no final da prova. As provas acontecem em lugares paradisíacos. Vai ter horas que vou estar sozinho no meio da mata, passar por partes com água, abismo, montanhas. Minha expectativa é começar e terminar bem”.
Já Mércia que já participou de uma maratona na Colômbia pretende se desafiar mais ainda, com o percurso de 75 km. “Espero completar, é um grande desafio. É uma das competições mais desafiadoras e uma das mais importantes do Brasil. Serão 20 horas de prova”.
Dúvidas comuns sobre como começar a correr
Se começar a praticar corrida é uma de suas metas para 2019, fique atento às próximas respostas sobre as dúvidas mais frequentes de pessoas que querem começar a correr. O profissional de educação física Mauro Albino esclareceu alguns questionamentos.
Qualquer pessoa pode correr?
A princípio todo mundo pode correr. O que pode interferir são problemas articulares. Às vezes, a pessoa tem uma hérnia de disco e o médico recomenda que não faça corrida, exercícios de impacto. É preciso recomendação médica.
Quais os benefícios que a corrida pode trazer?
Nosso corpo tem uma série de reações químicas com a corrida. A sensação de bem-estar através da dopamina dá a sensação de prazer em correr, por isso, muitas vezes, as pessoas se viciam em correr. Melhora a hipertensão, a frequência cardíaca, o condicionamento físico.
É obrigatório começar pela caminhada?
Varia de pessoa para pessoa. Tem gente que, automaticamente, tem um certo condicionamento. O que nós recomendamos é começar caminhando e aí vai introduzindo a corrida aos poucos. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional que vai orientar como começar.
Qual a velocidade indicada para começar a correr?
É variável. Um maratonista, por exemplo, consegue correr várias horas em uma velocidade absurda para uma pessoa normal. Nós começamos a correr com o trote, que é um tipo de corrida leve. A corrida pode ser classificada em leve, moderada e intensa. O ideal é que você comece correndo entre leve e moderado.
É preciso fazer musculação para evitar lesões?
A musculação é a base para qualquer esporte porque fortalece a sua estrutura de uma forma geral. Fortalece ligamento, músculo, e a parte óssea. A musculação te prepara pra fazer uma atividade física.
É indicado correr todos os dias?
É importante que você tenha o dia do exercício e o dia do descanso. Se você correu na segunda-feira, evite correr na terça. O ideal é de 24 a 48 horas de descanso entre cada treino de corrida.