Deputada Eliane Sinhasique pede suspensão da vacina contra a HPV – Jornal A Gazeta

Deputada Eliane Sinhasique pede suspensão da vacina contra a HPV

A deputada Eliane Sinhasique (MDB) pediu na manhã de ontem, 8, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a suspensão das vacinas contra HPV, sob a justificativa de que estariam causando reações adversas.

Na oportunidade, Sinhasique relatou que havia sido procurada por duas mães que confirmaram que após a vacina, caroços e hematomas surgiram nos corpos das filhas, além de convulsões e outros sintomas prejudiciais.

“Algumas que foram vacinadas chegaram a ser internadas de forma equivocada na área de desintoxicação do Huerb. Apenas depois as meninas foram transferidas para tratamento no Hospital das Clínicas”, disse ao solicitar também uma fiscalização nos lotes dos químicos.

De acordo com o deputado Jenilson Leite (PCdoB), que também é médico, uma equipe do Ministério da Saúde veio ao Acre para investigar os casos. Disse ainda que a equipe de Saúde está avaliando se a causa das sequelas nas crianças foi a vacina.

“Quem disse que esse efeito não pode ser da vacina? Eu não posso garantir porque o estudo ainda está sendo feito. Pode ser outro elemento, mas precisamos esperar que o MS resolva e que cobre do laboratório que produziu a vacina, se for a vacina, que tente fazer algo para tentar remediar o sofrimento das mães. Pode ter sido um lote da vacina.”

Por fim, Leite pontuou que apesar das queixas, o Ministério da Saúde continua orientando que a vacina continue sendo feita. “Porque, apesar das queixas, não há comprovação que o medicamento vem causando sequelas em adolescentes”, finalizou.

Assuntos desta notícia