Do Acre para os EUA: Sabor do Sul faz sucesso com churrasco brasileiro em Orlando – Jornal A Gazeta

Do Acre para os EUA: Sabor do Sul faz sucesso com churrasco brasileiro em Orlando

A primeira churrascaria Sabor do Sul foi inaugurada em Rio Branco, em 2006. Atualmente, a marca possui duas unidades na capital acreana. Uma localizada no bairro Bosque e a outra no Parque da Maternidade.

O que poucas pessoas sabem é que os proprietários da churrascaria, o casal Evandro Santos e Patrícia Bernardi, inauguraram uma unidade em Orlando, na Flórida (EUA), em janeiro deste ano.

A Brazilian Steak House já é sucesso entre brasileiros que moram e/ou visitam o estado e os norte-americanos, que são fãs assumidos da gastronomia brasileira. Inclusive, o estabelecimento é visitado por famosos como o jogador da Seleção Brasileira Rivaldo, Zilu Camargo, o lutador de UFC, Alan Puro Osso, a banda KLB, entre outros. É o que conta o empresário.

“O público americano ama a gastronomia brasileira e o conceito de Brazilian Steak House é mundialmente conhecido e valorizado. Recebemos clientes do Brasil, brasileiros que residem aqui, americanos e latinos de vários países da América Central Todos amam o churrasco brasileiro.”

Tudo começou com os rumores de uma possível crise econômica no Brasil, em 2014. Na época, a Sabor do Sul tinha quatro unidades espalhadas pela Capital. Foi quando o casal de paranaenses decidiu fechar dois dos restaurantes.

“Ficamos à espera de possíveis mudanças no mercado. Nesse momento surgiu a ideia de buscar algo fora do Brasil. Os EUA seriam a primeira opção por se tratar de um mercado que estava em ascensão. Começamos então a estudar locais e possibilidades nos EUA”, lembra.

Em 2017, após diversas viagens aos Estados Unidos, o casal decidiu abrir um pequeno empreendido, o Brazil Food Market, em Port Saint Lucie, também na Flórida. A ideia era conseguir a documentação necessária para morar no país.

O empreendimento não só deu certo como também atraiu empresários acreanos. É o caso do Dr. Eduardo Velloso, que decidiu investir e virar sócio-proprietário da nova churrascaria Sabor do Sul, em Orlando.

“Orlando ofereceu todos os recursos necessários para a implantação da operação. Por ser a cidade mais visitada por brasileiros no mundo, acreditávamos que seria mais fácil a adaptação”, relata Santos.

Empreender nos EUA

Com experiência empresarial no Brasil e nos EUA, o paranaense conta que as principais diferenças em empreender nos países são as leis trabalhistas e fiscais.

“Empreender aqui nos EUA requer, além de investimento, muito foco e determinação. Tudo aqui segue rigorosos padrões de fiscalização. Até para colocar informações ao público necessita ter licença dos órgãos de fiscalização pra se ter uma ideia. No campo trabalhista, as relações entre patrões e empregados são mais abertas, o que possibilita ambos crescerem juntos”, explica.

Qualidade brasileira

Quanto à logística para obter produtos e ingredientes brasileiros, Santos explica que não há dificuldades porque a Flórida possui muitas empresas brasileiras. O que facilita manter a qualidade e sabor da gastronomia tipicamente brasileira.

“A comida daqui é o mesmo perfil daí. A comunidade brasileira aqui é muito grande, por isso viabiliza a importação”, acrescenta.

Apesar do foco em consolidar a unidade nos EUA, o empresário confessa que existem propostas para levar sua marca para outras regiões norte-americanas. “Existe possibilidade para a Califórnia em 2021, mas ainda nada certo”.

E os investimentos não param por aí, não. Santos revela que em breve haverá novidades nas unidades de Rio Branco. “Estamos muito otimistas com o Brasil e planejamos novidades aí em breve”.

Assuntos desta notícia