Empreendedorismo feminino é tema de encontro gratuito em Rio Branco – Jornal A Gazeta

Empreendedorismo feminino é tema de encontro gratuito em Rio Branco

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado nesta terça-feira, 19. Por isso, a rede de empreendedorismo materno do Acre, Compre de Uma Mamãe, realiza um encontro nesta terça, no Natto Bistrô, a partir das 18h30.

A ideia é reunir mamães e mulheres para debater assuntos como ser mãe, mulher, empreendedora, dentre outros. A rede conta com 180 mães cadastradas em Rio Branco, sendo que 60% trabalham em casa.

“A gente tem que lutar por essa inclusão no mercado de trabalho. Muitas empresas acham que por que as mulheres têm que cuidar da casa, do marido e dos filhos, elas não darão conta do serviço, nem terão o mesmo desempenho dos homens. O que não é verdade, mas esse preconceito ainda acontece”, disse uma das fundadoras do grupo Andréia Melo.

Desde a criação do grupo, em maio deste ano, são promovidos encontros mensais para capacitar as integrantes com o intuito de fortalecer os seus respectivos empreendimentos.

Melo destaca que uma pesquisa feita pelo Sebrae mostra a realidade do empreendedorismo feminino no Brasil.

“Mesmo as empreendedoras obtendo mais conhecimento, ganham em média 22% a menos que os homens. A pesquisa revelou que a diferença se dá em virtude da maternidade e família”.

Apesar dos desafios, o empreendedorismo feminino vem ganhando cada vez mais espaço no país e no Acre. De acordo com a ONU Mulheres, a independência financeira e empoderamento econômico são fundamentais para a liberdade das mulheres.

“O empreendedorismo é uma forma de nós, mulheres, buscarmos renda, sustento próprio e da família e independência financeira. Temos que incentivar o empreendedorismo como uma forma de as mulheres terem liberdade”.

O evento é gratuito. As participantes devem pagar apenas o consumo individual, sendo que o pagamento em dinheiro dá direito ao desconto de 15%.

“Será um happy hour para comemorar as conquistas e para lembrar da importância das mulheres reservarem um tempo para cuidar de si mesma. Haverão duas atrações surpresas, que irão guiar esse bate-papo. As vezes um bate-papo descontraído com as amigas, pode trazer um alívio ao stress causado por essa rotina exaustiva”, conclui a empreendedora.

 

Assuntos desta notícia