‘Encontro Chico Mendes 30 Anos’ leva à Xapuri lideranças e imprensa do Brasil e do mundo – Jornal A Gazeta

‘Encontro Chico Mendes 30 Anos’ leva à Xapuri lideranças e imprensa do Brasil e do mundo

Prêmio Chico Mendes de Florestania foi um dos grandes momentos do evento

Durante o evento em memória aos 30 anos do assassinato de Chico Mendes e seu legado, realizada pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS, de 15 a 17 de dezembro, em Xapuri, o governo do Estado realizou a 15ª edição do Prêmio Chico Mendes de Florestania. A cerimônia, realizada em frente à Casa de Chico Mendes no dia do seu nascimento, 15, homenageou 30 personalidades que dão continuidade ao legado do líder seringueiro. Entre os destaques desse ano está o Papa Francisco – na categoria especial “De Francisco Para Francisco”, homenageado por endossar o movimento global em defesa do meio ambiente. O Papa recebeu o seu prêmio na Itália das mãos da primeira-dama, Marlúcia Cândida, e da filha de Chico Mendes, Ângela Mendes. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi laureado na categoria Nacional. Ele, que foi amigo de Chico Mendes na década de 1980 e lutou junto com os povos da floresta e todos acreanos, foi representado no evento pela atriz ambientalista Lucélia Santos. Na categoria Internacional, o prêmio foi entregue ao diretor do Programa Fundo Amazônia dentro da Cooperação Alemã GIZ,  Helmut Eger. Já a iniciativa Comunitária, Rural e Florestal foi dada a Associação Agroextrativista do Barão e Ipiranga (AAPBI), representada por Xindo Puyanawa.

A atriz Lucélia Santos, em representação ao ex-presidente Lula, recebeu o prêmio das mãos do governador Tião Viana, da primeira-dama Marlúcia Cândida e da bisneta de Chico Mendes, Lívia Mendes (neta de Ângela Mendes)

 

A filha de Chico Mendes, Elenira Mendes, com o diretor do Programa Fundo Amazônia dentro da Cooperação Alemã GIZ,  Helmut Eger, um dos homenageados da noite

 

Grupo de homenageados, como o líder indígena Siã Kaxinawá, receberam as honrarias de Elenira Mendes, filha de Chico Mendes

 

O escritor Alessandro Borges, o poeta da Baixada, foi um dos homenageados. A honraria foi entregue pela viúva do líder seringueiro, Ilzamar Mendes

 

A jornalista Socorro Camelo representou o premiado jornalista Vinicius Dônola, um dos homenageados com a honraria

 

O bispo Dom Moacyr Grechi celebrou uma missa no domingo, com a assistência de quatro sacerdotes, em homenagem à Chico Mendes

 

Após a missa, os fiéis e amigos de Chico Mendes seguiram em romaria até o seu túmulo, aonde foram surpreendidos com uma forte chuva, exatamente como no dia de seu sepultamento

 

A banda Los Porongas fez um show em Xapuri, no segundo dia do evento, com a participação especial de Saulo Olímpio, Eduardo Di Deus e dos dinossauros do rock Clenilson Batista e Pia Vila

 

 O empresário Victor Pontes, proprietário da agência Ayshawa Turismo, abrigou em sua chácara algumas das principais lideranças do movimento seringueiro e apoiadores do evento, como o coordenador regional do ICMBio, Tiago Juruá; o antropólogo Txai Terri Aquino; o líder indígena Siã Kaxinawá; e o indigenista Txai Antônio Macêdo

 

Pesquisa: Notícias do Acre

Fotos: Gleilson Miranda

 

TOP 10

Bazar LouCa

De 20 a 22 de dezembro, de 9 às 18h, a Livraria Paim (primeiro piso) vai abrigar o Bazar LouCa, realizado pelas primas Louise Lambert e Camila Rodrigues. Serão três dias de moda, cultura, beleza e feminilidade! Além do bazar, sob o comando de Julia Tavares serão realizadas oficinas de customização e consultoria de moda.


Haverá também um Sebo, com oferta de livros super especiais que a livraria Paim está preparando especialmente pra você! E parte da renda será doada para o Educandário Santa Margarida. Ninguém precisa ficar sem presente de Natal. Siga o Instagram @LouCaBazar e confira tudo o que vai rolar!!

Lançamento ‘Gente como a gente’

A queridíssima empresária Zayra Ayache receberá hoje, 18, às 17h, na Ótica Moderna, a imprensa para o lançamento da coleção de óculos “Gente como a gente”! A coleção é composta por 10 linhas que levam os nomes de personalidades locais, entre influenciadores digitais, jornalistas, artistas e formadores de opinião.

Os nomes das personalidades que assinam as linhas de óculos masculinas e femininas são Marcelo Bimbi, Brendha Haddad, Iasmyne Sampaio, Maxine Silva, Jéssica Ingride, Mirla Miranda, Patrick Ferreira, Jackie Pinheiro, Luiz Vasconcelos e Salmem Ayache.

Lançamento da Petra Origem

O lançamento da cerveja Petra Origem, realizado pelo Grupo Petropólis, na noite de sexta-feira, 14, reuniu jornalistas, colunistas e influenciadores digitais, em noite muito agradável no Deck Tratoria. Da esquerda para a direita, os anfitriões do evento: Diego Gomes, diretor industrial do Grupo Petrópolis; Priscila Fonseca (Comunicação Corporativa do Grupo Petrópolis); e Lucas Tavares, gerente de operações e vendas do Grupo Petrópolis.

Melhor tese de 2018

O antropólogo e músico Eduardo Di Deus, na solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese, em que foi agraciado com o prêmio de melhor tese do ano de 2018, na área de Antropologia, no dia 13, em Brasília. Na foto, Dudu com a esposa Jaira Magalhães.

Natal no Via Verde Shopping

No dia 12, o Via Verde Shopping ofereceu um delicioso brunch para colunistas e digitais influencers para contar as novidades da campanha de Natal deste ano, que irá até 24/12. A promoção comprou ganhou dará um super kit da linha Glamour de O Boticário para os clientes que consumirem a partir de R$ 300 nas lojas participantes da promoção.

No encontro, além de apresentar a campanha promocional, o superintendente do empreendimento, Luiz Côdo, e a coordenadora de marketing, Liliane Lopes, apresentaram os resultados da Black Friday 2018 e falaram sobre projetos para 2019.

Eau de parfum Botica 214 chega com três fragrâncias e muito glamour

Os novos eau de parfum do Boticário, da linha Botica 214, celebram a alta perfumaria e a história do próprio Boticário, a embalagem das novas fragrâncias é releitura especial da ânfora, ícone da marca e da perfumaria nacional. A coleção Botica 214 é composta por três fragrâncias florais, criadas por alguns dos perfumistas mais renomados do mundo: Jasmim &Patchouli Peônia &Apricot Violeta & Sândalo! Grandes opções de presentes nesse Natal!

Assuntos desta notícia