Engenheiro alerta para cuidados na manutenção de ar-condicionado – Jornal A Gazeta

Engenheiro alerta para cuidados na manutenção de ar-condicionado

Duas pessoas morreram após explosão de compressor em Cruzeiro do Sul

A explosão da caixa de um ar-condicionado dentro do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, causou a morte de dois servidores da unidade nesta sexta-feira, 4. Erisson Guedes e Marcelo Silva morreram no momento da explosão. Uma pessoa ficou ferida.

Segundo o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, os servidores faziam a manutenção, quando a caixa do ar-condicionado explodiu.

“O que ocorreu é que estavam fazendo a manutenção de um ar-condicionado no prédio que fica atrás do hospital, como se fosse um depósito, e o cilindro explodiu e os estilhaços atingiram as vítimas com a explosão e causou os óbitos”.

Em nota, o governo afirma que já abriu um procedimento administrativo para investigar as causas da explosão.

“O governo do Acre, através da secretaria de Estado de Saúde, vem a público se solidarizar com os familiares das vítimas do acidente ocorrido no hospital do Juruá, bem como oferecer a assistência necessária aos demais funcionários e colaboradores da saúde daquela unidade, ainda profundamente abalados com o ocorrido”, diz trecho do texto.

O engenheiro de segurança do trabalho, o coronel Arides Rodrigues, alerta para cuidados na hora da manutenção de ar-condicionado. É preciso conhecimento técnico e experiência prática no momento de executar o serviço.

“Todos esses equipamentos precisam de manutenção e inspeção periódica. O técnico quando está fazendo esse tipo de trabalho precisa está utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”.

Rodrigues destaca que somente após a perícia será possível saber as causas do acidente. “Quando falamos em ar-condicionado, normalmente as pessoas trabalham com o abastecimento do gás. Quando há explosão geralmente tem algo relacionado a gás, mas não posso falar sobre esse caso em específico”.

 O que é o compressor?

O compressor é a principal peça do ar-condicionado. É o equipamento responsável pela alteração da temperatura do ar, promovendo o aquecimento ou a refrigeração do ambiente. Sua função é receber e comprimir o fluido refrigerante vindo da evaporadora, elevando a pressão do gás e a temperatura nesse processo. Após deixar o compressor, o gás passa novamente pelo condensador onde então é feita a troca de calor com o ambiente.

risson Guedes e Marcelo Silva
Assuntos desta notícia