Faculdade Diocesana promove 1ª Semana de Filosofia – Jornal A Gazeta

Faculdade Diocesana promove 1ª Semana de Filosofia

A Faculdade Diocesana São José (Fadisi) está promovendo, desde segunda-feira, 6, a 1ª Semana de Filosofia. Com o tema Ética e lema Ética é Justiça, os organizadores fazem discussões, debates e mesas redondas até quinta-feira, 9, que envolve professores e alunos de quatro faculdades. O local é na Rua Getúlio Vargas, nas proximidades da escola de 2º grau Lourêncio Filho.

“A grande maioria dos problemas da humanidade são de ordem ética, visto que cada ser humano tem uma ligação direta com a ‘Axiologia’ (ramo da Filosofia que estuda os valores). A ética sempre dá o que falar, pois não existe um único olhar ético, assim como uma só ética, mas éticas”, disse a professora Maria Ivanilda Souza da Silva, que proferiu a palestra de abertura, discorrendo sobre a ética e as leis na época do filósofo Sócrates.

Presente ao encontro, o bispo Dom Joaquín Petiñez elogiou a iniciativa da Fadisi e disse que o tema era‘atualíssimo’. “Aqui alunos, professores e o público em geral vão se debruçar sobre o ser humano, discutindo a ética sobre prisma da justiça”, disse ele, acrescentando que ‘o acolhimento da diversidade, dos valores humanos e da democracia são os pontos referencias do tema.

Para um dos palestrantes, o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Manoel Coracy Sabóia, a semana de filosofia vai gerar oportunidades de discussões ‘proveitosas’, produzindo novas retomadas de consciência para ‘melhorar nosso convívio social’. “Quem ganha com esse evento é sociedade, A Fadisi saiu na frente ao propor um tema tão relevante e contemporâneo”, acrescentou professor, que amanhã profere palestra sobre A Ética de Paul Ricoeur.

 

 

 

Assuntos desta notícia