Iphan/AC promove seminário “Dia do Patrimônio” no dia 17 de agosto – Jornal A Gazeta

Iphan/AC promove seminário “Dia do Patrimônio” no dia 17 de agosto

As comemorações dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AC) se estendem durante todo o ano de 2017. Nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, no Dia Nacional do Patrimônio, o Iphan/AC oferecerá gratuitamente aos estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral, o seminário “Dia do Patrimônio”, com a realização de três palestras – mediadas pelo superintendente Jorge Mardini Sobrinho – a serem ministradas pelas renomadas Andréia Baia Prestes (Iphan), Ivandra Rampanelli (Fundação Elias Mansour) e Aretuza Bandeira de Araújo (Fundação Garibaldi Brasil), no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na UFAC, das 14h às 18h.

A história e a cultura do Brasil são riquezas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que há 80 anos preserva e promove os bens culturais expandidos por todo o território nacional. O Iphan, no estado do Acre, realizou grandes eventos este ano a fim de enriquecer as lutas e conquistas do povo acreano.

Assim sendo, a programação do “Dia do Patrimônio” também foi projetada com a missão de levar novos conhecimentos aos que se interessam pela preservação do passado, valorização do presente e um futuro com diversidades culturais para o estado do Acre.

 

Palestra 1 – Patrimônio Material e Imaterial

Palestrante: Andréia Baia Prestes

Na primeira palestra, Andréia Baia Prestes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AC), discorrerá sobre Patrimônio Material e Imaterial, com destaques para a reforma na Casa de Chico Mendes e o projeto de tombamento do Centro Histórico de Rio Branco. A palestrante também abordará a construção do Plano de Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício aos Mestres de Capoeira no Acre.

A chefe de divisão técnica do Iphan/AC possui mestrado em antropologia social na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é doutoranda em antropologia social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Palestra 2 – Patrimônio Arqueológico

Palestrante: Ivandra Rampanelli

O Patrimônio Arqueológico será o tema da segunda palestra, ministrada por Ivandra Rampanelli, pesquisadora de geoglifos, desenhos que foram escavados no solo da região amazônica e possuem diversas formas geométricas com grandes dimensões. A palestrante explicará como são realizados os estudos dos arqueólogos na descoberta desses sítios arqueológicos, as áreas em que se encontram, as ações tomadas para preservar a sua integridade e como está o processo de tombamento.

Ivandra Rampanelli tem doutorado em arqueologia e pré-história pela Universidade de Valencia, na Espanha. A sua tese de mestrado foi direcionada também a arqueologia e pré-história, sendo realizada na Universidade de Valencia, na Espanha. Rampanelli atua como pesquisadora do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre – Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), no Acre, além de ser professora substituta na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Palestra 3 – Educação Patrimonial

Palestrante: Aretuza Bandeira de Araújo

A palestra de encerramento do evento será apresentada por Aretuza Bandeira de Araújo, que possui competência para enfatizar a importância da Educação Patrimonial, área a qual a palestrante realiza estudos sobre os bens culturais, objetivando valorizá-los e preservá-los, ao mesmo tempo em que passa todo o seu conhecimento sobre o assunto à população.

Aretuza Bandeira de Araújo é pesquisadora na área de história, atuou durante três anos no Patrimônio do Estado e há doze trabalha com gestão cultural na Prefeitura de Rio Branco, sendo atualmente técnica do Departamento de Patrimônio Cultural da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Agenda Iphan 80 anos – Evento da Ayahuasca também será em agosto

Na sequência das comemorações dos 80 anos, o Iphan/AC irá realizar, ainda neste mês de agosto, no dia 22, a Apresentação Pública do Levantamento Preliminar do INRC dos Usos Rituais da Ayahuasca. O evento será no auditório da Secretaria de Estadual de Educação (SEE), a partir das 18h30.

 

Assuntos desta notícia