Médico do Acre atuará em força-tarefa para atender vítimas de barragem da Vale em Brumadinho – Jornal A Gazeta

Médico do Acre atuará em força-tarefa para atender vítimas de barragem da Vale em Brumadinho

O médico infectologista e deputado acreano, Jenilson Leite, compõe uma equipe de 50 profissionais médicos que segue para Brumadinho, em Minas Gerais, no próximo final de semana. Ele explicou que o objetivo da ida é estritamente humanitária. Jenilson já atuou em países como o Haiti, que foi arrasado por terremotos em 2010.

Ele pontuou que, devido à lama de rejeito de mineração, muitas pessoas têm adoecido ao ter contato com o material. Nesse sentido, o médico infectologista destaca que a ação se faz necessária, tendo em vista o grande volume de pessoas em busca de atendimento médico em Brumadinho/MG.

“A ideia é que possamos atender todas as pessoas que sobreviveram à catástrofe, mas que estão sofrendo devido à lama química. As pessoas estão ficando doentes, e me coloquei à disposição para ajudar”, disse Jenilson Leite.

Recentemente, o parlamentar liderou uma expedição pelo Rio Tarauacá com a finalidade de atender ribeirinhos que vivem isolados. Foram mais de cinco mil atendimentos. A Caravana Dr. Baba reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de laboratórios e voluntários.

Com o rompimento da barragem da Vale, mais de 300 pessoas estão desaparecidas e 123 mortes foram confirmadas, no total. Jenilson Leite pontuou que sua ida ao município mineiro terá as despesas pagas do próprio bolso, ou seja, não receberá diárias da Aleac para a missão humanitária.

Assuntos desta notícia