Oficina de produção de móveis e peças de decoração com bambu começa no dia 26 – Jornal A Gazeta

Oficina de produção de móveis e peças de decoração com bambu começa no dia 26

Parte das ações do Projeto Sebrae Taboca “O Bambu do Acre”, Programa Estadual do Bambu, Seminário Internacional do Bambu (2017) e da Comemoração dos 30 anos da Federação das Indústrias do Estado do Acre, o curso tem como objetivo formar multiplicadores nas técnicas de manutenção, extração, tratamento e processamento de bambu para produção de móveis, peças decorativas e utilitárias a partir do Bambu, matéria prima abundante no estado e com enorme possibilidade de geração de negócios.

A oficina será realizada no Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Móveis no período de 26 de fevereiro a 16 de março, com carga horária de 120 horas, sendo ministrada por Paulo Bustamante marceneiro/artesão há 37 anos e bambuzeiro há 20 anos. Paulo desenvolveu uma linha de luminárias e acessórios de banheiro (que podem ser encontrados no site www.abambuzeria.com.br), além de trabalhar em parceria com arquitetos e decoradores em projetos especiais atendendo as mais diversas demandas.

Em parceria com a Assistência Social da Emater e Secretaria da Agricultura do Paraná, atuou em mais de 40 projetos sociais neste estado, como designer de artesanato em diversos estados e desenvolveu vários projetos junto a Letra e Ponto e ao Instituto Lotus de São Paulo na área de equipamentos ludo pedagógicos. Ao longo de sua carreira, ministrou inúmeros cursos de treinamento técnico nas áreas de marcenaria, tecelagem artesanal e bambuzeria.

Técnicos das instituições parceiras e artesãos convidados participarão da oficina. A meta é que os profissionais treinados se tornem aptos a desenvolver uma vasta gama de móveis e objetos em bambu com qualidade competitiva, e possam repassar tal conhecimento para empresas, associações e cooperativas de artesãos.

Assuntos desta notícia