Parque Chico Mendes fecha dia 9 de setembro para reforma e só deve reabrir em seis meses – Jornal A Gazeta

Parque Chico Mendes fecha dia 9 de setembro para reforma e só deve reabrir em seis meses

Um dos pontos turísticos e único zoológico do Acre, o Parque Chico Mendes, em Rio Branco, vai fechar para reforma e ampliação, no próximo dia 9. A obra de revitalização vai custar mais de R$ 2 milhões.

A previsão, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, é que o espaço fique até seis meses fechado para a reforma.

Atualmente, o local está com o mirante interditado por causa das condições da estrutura, que não oferecem segurança aos visitantes. O mirante é a opção do espaço que os visitantes podem ver as belezas do alto.

“A previsão é de que fique fechado durante quatro a seis meses. Ainda estamos em busca de fazer um contrato para desmontar o mirante. O que ocorreu é que as copas das árvores ficaram maiores que o mirante, então, deixou de ser mirante, fica por dentro. Infelizmente, ficou em desuso e vamos retirar”, complementou o secretário municipal de Meio Ambiente, Aberson Carvalho.

Carvalho acrescentou que, caso consiga recursos, pode colocar um novo e maior mirante no parque. “A previsão é de recuperação da parte de convivência, da fachada e de todo pavimento do parque”, concluiu.

Incêndio destruiu 2 hectares do parque e matou animais – Em entrevista à Rede Amazônica Acre, a bióloga e administradora do parque, Joseline Guimarães, contou que um incêndio florestal destruiu dois hectares do local. O fogo não chegou dentro do zoológico, mas algumas espécies de animais que viviam na floresta morreram com a queimada.

“Temos um plano de combate a incêndios florestais preventivo, mas esse ano nem o plano conseguiu combater. Tivemos uma área de dois hectares queimados, onde morreram algumas espécies que temos soltas aqui como tatu, anfíbios, serpentes. Infelizmente, essa prática é muito nociva à nossa floresta e à gente mesmo”, lamentou.

Assuntos desta notícia