Polícia Civil cumpre mandados em Rio Branco, Porto Acre e Sena Madureira – Jornal A Gazeta

Polícia Civil cumpre mandados em Rio Branco, Porto Acre e Sena Madureira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Polícia Civil (Sepc), cumprindo cronograma estabelecido no planejamento estratégico de combate à criminalidade, deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira, 1º, três operações de cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, na capital, Rio Branco, além de Porto Acre e Sena Madureira.

O objetivo das ações é ocupar espaços considerados com maior incidência de ocorrências criminosas e fazer levantamento investigativo, mapeando pontos e mantendo a ocupação com a presença policial. Durante as incursões foram empregados 60 agentes de Polícia Civil, cinco delegados e 4 escrivães, no uso de 15 viaturas caracterizadas e descaracterizadas que auxiliaram na eficácia do trabalho policial.

Resultados – Em Rio Branco, as ações foram deflagradas pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que deu cumprimento a dois mandados de prisão e um de busca e apreensão em desfavor de pessoas que cometeram crimes de pedofilia.

Já em Porto Acre, as ações foram deflagradas por meio da Delegacia da 5ª Regional. As equipes da Policia Civil foram coordenadas pelo delegado Pedro Paulo Buzolin, cumpriram 2 mandados de prisão contra pessoas envolvidas em homicídios e organização criminosa.

Em Sena Madureira, através da Delegacia Geral de Polícia Civil do município, a operação policial foi coordenada pelo delegado Marcos Frank e cumpriu 9 mandados de judiciais, 7 de prisão e 2 de busca e apreensão contra pessoas envolvidas em crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, homicídio, estupro e roubo.

Ao todo, 14 pessoas foram presas e colocadas à disposição da justiça para os procedimentos praxe. Durante a ação operacional, equipes de Coordenação de Recursos Especiais (CORE) e do Departamento de Polícia Civil da Capital e do Interior (DPCI), deram apoio no cumprimento dos mandados retirando de circulação ativos criminais como: drogas, armas e objetos oriundos de práticas delituosas.

Redução dos homicídios – A Segurança Pública do Acre (Sesp) divulgou nesta quarta-feira, 31, os dados que comparam os homicídios registrados em outubro deste ano com o mesmo período de 2017. Segundo a Análise Criminal, foram 10 casos a menos em todo o estado, totalizando 26,32% de redução.

Em 2017, de janeiro a outubro, foram registrados 410 assassinatos. Já no mesmo período deste ano, o quantitativo total de casos caiu para 347, uma redução de mais de 15%.

Outro dado positivo diz respeito à capital do Estado: foram 11 casos a menos, quando comparados os mesmos períodos de 2017 e 2018, resultando em uma retração de 45% nos assassinatos em Rio Branco.

Segundo a Segurança Pública, as constantes operações das polícias Militar e Civil, em conjunto com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Sesp, têm sido determinantes nesse cenário.

“A Polícia Civil, assim como as demais forças de segurança do Estado, tem atuado de maneira firme no combate à criminalidade. Estas ações desencadeadas são fruto de trabalho investigativo, célere e integrado com os demais órgãos de inteligência que dão um duro golpe na criminalidade. Estamos ocupando território com a presença policial diuturnamente e utilizando de todos os recursos disponíveis e todos os mecanismos que a legislação nos permite”, destacou o secretário de Segurança Pública e de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.

Assuntos desta notícia