Política Local – 07/05/2019 – Jornal A Gazeta

Política Local – 07/05/2019

Novo líder

O deputado Luís Tchê (PDT) é o novo líder do governo. A “novidade” não pegou a ninguém de surpresa. O pedetista já vem atuando como líder desde que o progressista Gehlen Diniz sinalizou que abandonaria o cargo, há cerca de quinze dias. Quanto ao governador, fato que fez uma escolha correta. Tchê é muito hábil, transita bem entre os deputados – eleitos e reeleitos -. Sua experiência de parlamento poderá trazer o equilíbrio necessário entre a base e o Executivo.

Base rebelde

Aliás, esse será o maior desafio do gaúcho, alinhar essa base rebelde. Porém, se depender dos emedebistas, não vai rolar. O deputado Roberto Duarte (MDB) já sinalizou que continuará seguindo uma linha independente.

Pode recuar

Há quem diga que as deputadas Antonia Sales e Meire Serafim, ambas do MDB, também continuarão com a mesma postura. Não creio! Fortes indícios de que Gladson Cameli e Mazinho Serafim, esposo de Meire e prefeito de Sena Madureira, já estariam se reaproximando. Um dos motivos que fez os dois “brigarem” foi devido à escolha de Gehlen para a liderança do governo.

Sem traquejo

Não pensem que Gehlen lamentou deixar o cargo. Ao contrário, já até garantiu que não existe a mínima possibilidade de recuar. A liderança do governo é um cargo espinhoso. Precisa de traquejo para conduzir positivamente os trabalhos, coisa que Diniz demonstrou não ter muito.

Motivos

Gehlen diz que deixou a liderança por estar insatisfeito com os aliados de Cameli que, segundo ele, “só assistem a sessão”.

Fato

Isso Diniz tem razão. Até o momento, o que se viu foi uma base sem rumo, sem organização. Nos embates com a oposição sempre saem perdendo. Até nos projetos votam contrários àquele que deveriam “proteger”.

Reunidos

O ex-senador Jorge Viana, o ex-deputado federal Angelim, o ex-governador Binho Marques e o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, reuniram-se no último final de semana para, em tese, debater sobre o momento atual do país e Estado. Os encontros na casa de Jorge têm sido um tanto quanto frequentes. O fortalecimento do partido sempre na ordem do dia.

Renovo

“Esse encontro e essa conversa de hoje, porém, veio para animar nossas forças e nossa fé que, no final, a verdade vence e a luta vale a pena”, disse o ex-senador.

Crítica

Em postagem nas redes sociais, Jorge Viana não deixou de alfinetar aqueles que durante muitos anos se beneficiaram dos governos petistas e, após a derrota do ano passado, deram as costas à legenda. Segundo o petista, muitos dele hoje arrotam moralidade. É a velha política transvestida de nova.

Vai exonerar

O governador Gladson Cameli confirmou a exoneração do secretário de Polícia Civil, delegado Rêmulo Diniz. Disse ainda que vai substituir o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Cézar. Duas demandas do vice-governador Major Rocha.

Erraram

Teve quem duvidasse que Cameli acataria o desejo de Rocha. Porém, a situação é bem mais séria do que se aparenta. O que está em jogo é a Segurança Pública como um todo. Por isso, Cameli não hesitou em tomar a decisão.

Tinha que fazer

Seria até estranho que não o fizesse, depois que Rocha falou claramente que os problemas nas instituições estavam afetando diretamente a segurança da população. Poderia transparecer como omisso.

Péssima fase

E a prefeita de Tarauacá, hein?! Que fase ruim anda vivendo. Depois de ser esculachada pela população por conta dos buracos por toda a cidade, ainda tem que amargar uma condenação pelo TCE. Terá que devolver quase R$ 5 milhões aos cofres públicos.

Nunca mais

Com uma popularidade tão em baixa, essa seria uma ótima hora para sair de cena. Mas, como ela mesma diz, não está em seus planos renunciar a prefeitura.

Em Cruzeiro do Sul

A prefeita Socorro Neri foi até Cruzeiro do Sul participar de mais uma reunião da Associação dos Municípios do Acre (AMAC). Ao todo 15 prefeitos se deslocaram até lá para conhecer as soluções encontradas pela prefeitura cruzeirense para problemas comuns a todas as prefeituras: coleta, tratamento, reciclagem de resíduos sólidos e o uso do Micro Revestimento Asfáltico com polímero.

Críticas

A agenda será um prato cheio para o vereador N. Lima (PSL). Desde que foi noticiado que a prefeitura de Rio Branco havia designado dois engenheiros para irem até Cruzeiro do Sul, – conhecer e avaliar as técnicas usadas nos serviços de pavimento na área urbana e rural -, tem feito críticas constantes.

Normal

Não há mal nenhum em conhecer novas técnicas. O importante é buscar uma solução para esse monte de buraco na cidade.

Assuntos desta notícia