Política Local – 08.03.2019 – Jornal A Gazeta

Política Local – 08.03.2019

Deixou o cargo

O vereador Eduardo Farias (PCdoB) deixou a liderança da prefeita Socorro Neri (PSB) na Câmara de Rio Branco. A troca já era esperada desde a saída de Marcus Alexandre da prefeitura. Inclusive, durante reunião entre a prefeita e os vereadores da oposição, tão logo ela assumiu, alguns dos parlamentares citaram que o diálogo com o comunista era difícil e sugeriram a troca como forma de se abrir um canal de conversa com o Executivo. Por ser muito duro na defesa do Executivo, o comunista acabou protagonizando os maiores embates no parlamento municipal, mas faz parte da função que exercia.

Novo líder

Quem assume em seu lugar é o petista Rodrigo Forneck. E se tem algum oposicionista achando que ele vai aliviar na defesa, ledo engano. Continuará no mesmo tom que Farias. Nesse ponto são muito parecidos. Quem acompanha os trabalhos na Câmara já percebeu isso.

Líder do PT

A liderança do PT deverá fica com o vereador Jakson Ramos. Pouco provável que o vereador Mamed Dankar aceite a função.

Buscando ordem

E falando no PT, o ex-deputado Sibá Machado foi aclamado como novo presidente do Diretório Municipal. Nos bastidores o que se comenta é que a indicação somente ocorreu para apaziguar os ânimos dentro da legenda. O grupo de Sibá ainda não havia engolido a indicação de Cesário Braga para presidente regional do PT e já se preparava para contra atacar. Antes que a situação piorasse, os dirigentes colocaram um ponto final.

Logo após

A indicação do petista para comandar a Executiva Municipal ocorreu após ventilar na Imprensa a pretensão de Sibá concorrer à presidência da estadual. Teria chance de vencer a DR? Muito petista acreditando que sim, ainda mais depois de rumores da insatisfação de filiados com a tendência.

Atribuição

Sibá será o responsável pela condução do partido nas eleições do ano que vem. Deus amado! Será que teremos teorias de conspiração na eleição de 2020? Esperar as próximas cenas dessa novela.

Continua

Mas a reunião de quarta-feira não serviu apenas para beneficiar Sibá. A manutenção de Cesário Braga na presidência da Executiva Estadual também entrou na ordem do dia. Ele se mantém no cargo.

São bons

Uma coisa não se pode negar: esse grupo da DR sabe fazer política. Somado ao amadorismo dos outros grupos, se sobressaem sempre.

Unidade

A partir de agora, de acordo com Cesário, o PT caminha para a pacificação interna e a reconstrução de seu maior patrimônio, segundo ele, a unidade.

E agora?

Essa troca de liderança na municipal do PT pode ocasionar mudanças no cenário político de 2020. Sibá sempre foi defensor de candidaturas próprias do PT, muito provavelmente vai bater na tecla de que a legenda tem que ter um candidato na disputa da prefeitura da Capital.

Negou

A senadora Mailza Gomes (PP/AC), em nota, negou ter mantido conversas ou outras tratativas com o seu suplente José Afonso, o “Bispo José”, para que ele viesse a assumir por algum período parte do mandato nos 4 anos em que estará à frente do cargo. A notícia foi ventilada recentemente na imprensa.

Destaque

O deputado federal pelo Acre, Jesus Sérgio (PDT/AC), foi destaque na imprensa nacional por apresentar projeto que cobra a instalação de serviço de disque-denúncia para as pessoas relatarem a existência de barragens em situação de risco.

Segurança de barragens

O deputado também quer que os proprietários de barragens ou diretores de empresas e empreendimentos minerários sejam obrigados a assinar, em conjunto com os responsáveis técnicos, todos os documentos relativos à segurança das barragens — tornando-se assim coresponsáveis por qualquer tragédia. Pelo menos onze projetos da atual legislatura tratam de barragens.

Na lista 

Jesus está na lista de deputados que apresentaram 1.081 novos projetos de lei no primeiro mês de trabalho da Câmara dos Deputados. É o maior número mensal da história do Congresso desde o início da série histórica, em 1946, segundo levantamento feito pelo Globo. Para efeito de comparação, em fevereiro de 2011, o mês recordista até então, foram protocolados apenas 612 projetos.

Ele nega

O Secretário de Educação, professor Mauro Sérgio, nega a informação de que os professores licenciados e pedagogos estariam impedidos de assinar contratos com o Estado. Segundo ele, deve estar havendo algum tipo de equívoco porque essa não é a orientação da Secretaria de Educação, muito menos do governador Gladson Cameli.

Desfiliação

O ex-prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, pediu desfiliação do PT. A carta foi apresentada ao presidente estadual do partido, Cesário Braga. Sem demonstrar mágoas com os companheiros de sigla, Rodrigo Damasceno diz no documento que vem refletindo em sair por um tempo da política.

Desmotivado

Levando em conta o conteúdo da carta de desfiliação, nota-se que o petista estaria muito desmotivado. “Hoje vejo que se torna cada vez mais difícil as pessoas de bem de verdade se proporem a serem gestores, tanto pela expectativa de poder e dinheiro que algumas pessoas que lhe apoiam nutrem quanto pela forma como somos tratados pelos órgãos de controle. Entendo que muitos bem intencionados fiquem pelo caminho e os que não tenham tão “boas” intenções ocupem esse espaço”, argumentou Damasceno.

 

Assuntos desta notícia