Política Local – 12/05/2019 – Jornal A Gazeta

Política Local – 12/05/2019

Exonerado

O ex-prefeito de Epitaciolândia, André Hassem passou a integrar a lista de pessoas exoneradas na gestão de Gladson Cameli. O governador já determinou que ele não é mais o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC). A decisão foi tomada pelo próprio governador após reunião com deputados da base na última sexta-feira.

Comunicada

A deputada federal Wanda Milani (Solidariedade) foi comunicada pelo governador. Ela foi responsável por indicar Hassem ao cargo. Cameli teria pedido que a parlamentar indicasse outro nome para a pasta.

Bola fora

Rumores dão conta de que Hassem estava desrespeitando ordens do governador e do vice, indicando pessoas sem comunicá-los. Algumas de seus posicionamentos prejudicavam as ações de governo. A rebelde do ex-prefeito foi seu pior inimigo.

Na segunda

O decreto de exoneração de André deverá ser publicado no diário oficial do Estado na próxima segunda-feira.

Não sabia

Hassem disse à imprensa que ainda não foi avisado da exoneração. Nem Cameli, nem Vanda Milani fizeram contato para tratar sobre o assunto. Ele está na esperança que tudo não passe de rumores. Porém, nos corredores da Casa Civil, a informação que circula é que a exoneração de fato ocorreu.

A venda

O governador disse que empresários chineses estão interessados em comprar a ZPE. Está a venda?

Empolgado

Aparentemente, Cameli mostrou-se empolgado a possibilidade de vender a ZPE aos chineses. Diz que isso permitirá geração de emprego e renda no Estado. Só acho que deveria ter cautela quanto ao assunto.

Aprovação

Cameli voltou a defender a aprovação da Reforma da Previdência. Durante a participação no Programa Fale com o Governador, da Rádio Aldeia FM 96.9, ontem reafirmou que se não for aprovada terá que decretar estado de calamidade financeira.

Foi o que disse

“Só em janeiro tiramos do cofre do estado cerca de 40 milhões para pagar o déficit da previdência”. Além disso, Gladson lamentou que agora, está pagando uma dívida de dez milhões de dólares de empréstimos deixados pela gestão anterior. “E aí, vou tirar dinheiro de onde? Para que a gente possa atender os anseios da população, precisamos da reforma”, disse Cameli.

Boatos

Não passam de boatos as informações sobre o atraso do pagamento dos servidores públicos.

Secretária

“A Secretaria de Gestão Administrativa e a Secretaria da Fazenda vêm trabalhando todos os meses para pagar em dia a folha dos funcionários públicos, que é nossa prioridade de governo. Não trabalhamos com a possibilidade do não pagamento”. Essa foi à resposta da secretária de Estado da Fazenda, Semírames Dias, ao ser questionado sobre o assunto.

Audiência pública I

Os preços nas passagens aéreas voltam à ordem do dia na Câmara dos Deputados. Na próxima terça-feira, 14, acontece uma audiência pública. O foco são os valores cobras pata os estados do Acre e Rondônia.

Audiência pública II

A audiência também vai discutir a política de desenvolvimento e subsídio aéreo na Amazônia Legal.

Balela

O problema dessas audiências é que não resolvem anda. Esse é um debate já dura anos e até o momento nada foi resolvido. Compreendo a importância do debate. E ele deve ser feito mesmo, porém, acredito que devem ser seguidos de resoluções.

Desabafo

A deputada Antônia Sales (MDB), da base governista, desabafou na tribuna da Aleac essa semana. Ela pediu ao governador para se livrar dos porcos-espinhos existentes em sua gestão. Sales se referia aos petistas presentes na administração estadual.

Negado

O prefeito afastado de Senador Guiomard, André Maia, bem que tentou voltar ao cargo, mas não foi dessa vez. O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Acre negou o pedido. Pesa contra André Maia a suspeição de desvio de recursos do município.

Fase

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PP), está em uma fase boa de sua gestão. Tem conduzido bem os trabalhos da gestão e com isso conseguido a aprovação da população. Vai garantido, pelo menos por ora, a sua reeleição.

 

 

 

 

 

 

 

Assuntos desta notícia