Política Local – 13/09/2019 – Jornal A Gazeta

Política Local – 13/09/2019

Ele voltou

Depois de 9 meses afastado, ele voltou! Em cerimônia humilde, mas com direito a presença do vice-governador Major Rocha (PSDB), o prefeito eleito André Maia (PSD) reassumiu a gestão de Senador Guiomard. A recondução foi feita pela Câmara Municipal.

Fique esperto!

Em seu retorno triunfante, André não foi tão teatral a ponto de adentrar a Câmara com carão de mau e os dizeres: “vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”. Não é seu estilo. Mas ele distribuiu sorrisos sinceros pela felicidade de retomar ao posto ao qual foi eleito e disse que foi traído, sim, mas que o afastamento lhe rendeu muitas lições de vida, o deixou mais ligado.

O Gilson não foi

Agora, engraçado é que fiquei procurando nas fotos e nos vídeos da recondução de Maia ao cargo e não vi, em canto nenhum, o vereador Gilson da Funerária (o que ficou esquentando a cadeira de prefeito nos últimos meses). Por que será que ele não estava lá?

Azul voltou

E o anúncio de que a empresa Azul Linhas Aéreas voltará a operar no Acre a partir de abril de 2020, hein? Que notícia boa! Vai ter muito parlamentar “abrançando” esse anúncio como se seu filho fosse. Não serão poucos. E nem os julgo. Se ajudaram nisso, que bom! O que importa é o retorno das atividades da empresa ao Acre. O resto é resto!

Multa por hora

Os servidores da saúde foram pra frente da maternidade ontem repudiar as vias judiciais que acabaram com seu movimento. Aí você pergunta, leitor, já que foi afixada uma multa de R$ 15 mil por hora paralisada, por que foram fazer esse ato? Muita calma nessa hora. Não foi paralisação. A ocasião era para comunicar à categoria da decisão de suspender a greve.

Consequências

Sob o risco de se tornar abusiva, não resta outra opção a não ser a suspensão. Como “legado da greve”, vão ficar a reabertura de diálogo com o governo (após muita pressão) e o risco de uma exoneração ao coronel que os chamou de “vagabundos” [o governador, quando voltar da Alemanha, deve decidir sobre isso]. Ah, e, é claro, abala um tiquinho a gestão na Sesacre.

Homenageado

O jornalista Ayres Rocha foi homenageado na Câmara Municipal, após apresentar o Jornal Nacional, para todo o Brasil, em programação de aniversário de 50 anos do maior telejornal do país. Ele contou um pouco da sua história de vida, trajetória profissional e recebeu moção de aplauso dos vereadores. Foi uma justa homenagem! Ayres nos representou muito bem.

Sessão solene

Já no Parlamento estadual, a valorização foi voltada aos profissionais de Educação Física. Os deputados fizeram sessão solene e tudo mais na Aleac. Foi uma boa oportunidade, também, para debater sobre um problema grave, mas que não tem tantos holofotes na Saúde Pública, que são os aumentos nos índices de obesidade e de sedentarismo no Acre.

Operação Nitro

Operação do grupo de combate ao crime organizado do MP-AC desmanchou um esquema de atividades de recepção, desvio, transbordo e armazenamento clandestino de combustíveis. Todo mês seriam desviados mais de 60 mil litros de combustíveis. São muitos litros! A verdade é que esses nossos criminosos estão cada vez mais espertos, com novas formas de se dar bem.

Ação rápida

Ponto para o MP e para todas as instituições policiais que participaram dessa investida contra o crime. Em casos assim, o melhor é agir rápido e cortar o mal pela raiz. Não deixar o esquema dar lucros exorbitantes a ponto de tornar o crime cíclico.

Pé em Brasília

Por falar em MP-AC, o procurador-geral adjunto, Oswaldo D’Albuquerque, já teve seu nome aprovado no crivo do Senado para ocupar uma das três cadeiras de representante dos MPs estaduais no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). E teve placar sólido: 50 votos a favor e apenas 2 contrários. Só falta ser nomeado agora pelo presidente da República.

Muito a contribuir

Se confirmar seu nome, Oswaldo D’Albuquerque certamente tem, e muito, a somar com os trabalhos e diretrizes do CNMP. O procurador acreano tem vasta experiência de Ministério Público, em uma trajetória de mais de 25 anos, já compôs colegiado do CNPG.

Assuntos desta notícia