Política Local – 16/08/2019 – Jornal A Gazeta

Política Local – 16/08/2019

Interessante

Interessante o projeto do deputado Calegário (Sem Partido) sobre endurecer mais a prestação dos serviços pelos motoristas que atuam no serviço público. Ele sugere que o Detran-Acre emita uma certidão semestral para saber a situação do condutor. Caberá aos chefes imediatos a responsabilidade de cobrar do profissional a certidão e ao Detran-Acre emitir.

Devolvidos

O deputado Roberto Duarte (MDB) devolveu os dois militares que estavam prestando segurança a ele, após saber de possíveis ameaças contra ele. O parlamentar explicou que a segurança feita a ele era apenas em durante o expediente de trabalho. Nada de prestação de serviço particular.

Legislativa

A Aleac precisa realizar um concurso para as mais diversas áreas. Montar um quadro de pessoal próprio, como tem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O quadro hoje existente é deficitário. No tocante à Polícia Legislativa, se faz necessário, e evitaria que parlamentares tivessem que recorrer à Polícia Militar para proteger suas vidas, expostas pelo exercício parlamentar.

Ameaças

Duarte creditou as ameaças ao trabalho que ele desenvolve no fortalecimento das instituições de Segurança Pública. Recentemente aprovou projetos polêmicos, sobre as tornozeleiras eletrônicas e a vedação de nomeações de pessoas com histórico de violência contra mulheres.

Zen nada ‘zen’

O deputado Daniel Zen (PT) fez ponderações importantes ontem, 15, durante a sessão. Disse que Sergio Moro, Deltan Dallagnol e o próprio presidente Bolsonaro tentam a todo custo desviar a atenção dos brasileiros, utilizando-se de delações que sequer foram homologadas, como no caso do ex-ministro de Lula, Antonio Palocci.

Falta de atenção?

Um detalhe passou despercebido e pronto, lá se foram meses de trabalho. Assim foi o caso do envio pelo Iapen de um apenado por crimes sexuais para a realização de serviços no Educandário Santa Margarida. Mesmo reconhecendo o erro, Lucas Gomes teve que enfrentar as críticas até da mãe do governador Gladson Cameli (PP). Linda Cameli, ao comentar em uma publicação local, questionou: “estão doidos?”.

 

Sem saída

O certo que sabemos que o apenado ficou sob escolta. Está em progressão de pena, acredito. Não teve contato com as crianças internas no Educandário como diz a nota do Instituto, mas ao colocar um condenado por crimes sexuais para prestar serviços no local onde se tem crianças, a direção do Iapen assumiu os riscos de sofrer duras críticas da sociedade e do próprio governo.

 

Social

Interessante o anteprojeto do deputado Luís Tchê (PDT) sugerindo ao governo a criação do Programa Popular de Formação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos. A ideia é permitir que pessoas de baixa renda consigam obter a primeira habilitação de forma gratuita.

 

Incentivo

O deputado Manoel Moraes (PSB) é o tipo de parlamentar que segue uma linha tranquila, mas exerce o mandato com firmeza. Mesmo sendo de um partido de oposição ao governo Gladson Cameli, não hesitou em destacar o Programa Fique Legal, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), que visa promover a regularização de produtores rurais em dívida com o meio ambiente. Moraes fala com conhecimento de causa, pois é servidor do Ibama de carreira.

 

Assuntos desta notícia