Política Local – 29/08/2019 – Jornal A Gazeta

Política Local – 29/08/2019

Histórias

Abro a Coluna desta quinta-feira, 29, com a informação da vinda do ex-governador Nabor Júnior (MDB) ao Acre para o lançamento do livro de sua autoria: ‘Uma vida dedicada ao Acre: minhas memórias’. Poucos políticos acreanos tiveram uma carreira tão sólida como Nabor Júnior. Foi deputado estadual, deputado federal, governador e senador constituinte.

Evento

O evento acontece às 19h do dia 6 de setembro, no auditório da Fieac. Atualmente, Nabor Júnior reside em Brasília com a família. Longe da política do Acre e dos debates, Nabor Teles da Rocha Júnior traz um olhar de memórias em sua obra literária.

Ponderações

Feitas as considerações ao ex-governador Nabor Júnior, é hora de entrar na política local, ativa, dinâmica, efervescente a cada debate. Costumado a não levar desaforo para casa, o líder tucano e vice-governador do Acre, major Rocha, se saiu bem a respeito das críticas feitas pelo vereador, João Marcos Luz (MDB), a respeito da filiação de Minoru Kinpara ao PSDB.

A crítica

João Marcos Luz disse que não era necessário “importar” candidatos da esquerda para disputar a Prefeitura de Rio Branco em 2020, em uma referência ao PSDB, que pretende ter Minoru Kinpara, ex-petista e atualmente na Rede, como candidato.  Para ele, os partidos tidos de ‘direita’ têm bons nomes.

No colo

Rocha respondeu que não entende o ‘piti’ do vereador, uma vez que foi o próprio MDB que fez as primeiras tratativas no sentido de abocanhar Kinpara para o glorioso. Entretanto, as conversas não deram certas e Kinpara passou a namorar a proposta do PSDB. Ou seja, Rocha jogou no colo do MDB a primeira intenção de ter Kinpara.

Em defesa

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT/AC) se movimenta bem nos bastidores, na Câmara e na mídia. Consegue furar o bloqueio dos grandes partidos e ser ouvido. Tem uma boa Assessoria de Imprensa, bom que se diga, para conseguir tal façanha. Ontem, ele mencionava a necessidade de não se privatizar os Correios no Brasil.

Recuada

Os incêndios deram uma recuada. Ao que parece, as chuvas na Amazônia já começam a ocorrer em regiões pontuais, diminuindo os focos de calor. Entretanto, é necessário nos mantermos vigilantes. A discussão da Amazônia deve ser ampla e discutida por quem reside na Amazônia.

Preocupa

A deputada Antonia Sales apresentou números sobre o acúmulo de pedidos de cirurgias não realizadas pelo Hospital das Clínicas. O número chega próximo de 11 mil e há casos de todas as especialidades. Todas urgentes, porque estamos falando de vidas. Não se podem mencionar as que têm mais casos e as que têm menos. Não seria hora de um mutirão cirúrgico?

Condenações

A Vara Cível da Comarca de Plácido de Castro condenou os ex-prefeitos Roney Firmino e Edvaldo Costa por improbidade administrativa. Eles tiveram os bens declarados indisponíveis. Além deles, ex-secretários foram condenados pelos mesmos crimes contra a administração pública.

Descontraído

Descontraído, ontem, 28, o governador Gladson Cameli (PP) esteve no Senadinho e dançou com os idosos. Até o ajudante de ordem caiu na dança. Gladson faz um novo jeito de fazer política, sabe que é necessário estar mais próximo do povo. Te cuida, Petecão!

Dá-lhe Petecão!

Falando nele, com seu jeitão espontâneo de ser, Petecão tascou um “palavrão” ao demonstrar irritação com uma situação encontrada, por ele, em Jordão. Ontem, ele fez uma postagem em rede social explicando o motivo que o levou a se expressar de forma mais dura. Disse que ficou “emocionado”.

DESTAQUE

 Descontraído

Descontraído, ontem, 28, o governador Gladson Cameli (PP) esteve no Senadinho e dançou com os idosos. Até o ajudante de ordem caiu na dança. Gladson faz um novo jeito de fazer política, sabe que é necessário estar mais próximo do povo. Te cuida, Petecão!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assuntos desta notícia