Povo armado! – Jornal A Gazeta

Povo armado!

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão comprar até quatro armas de fogo para guardar em casa. O texto regulamenta o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição no País, uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro.

Povo armado II

Os cidadãos deverão preencher uma série de requisitos, como passar por avaliação psicológica e não ter antecedentes criminais. O que muda com o novo decreto é que não há necessidade de uma justificativa para a posse da arma. Antes esse item era avaliado e ficava a cargo de um delegado da Polícia Federal, que poderia aceitar, ou não, o argumento.

Bota fora

O atendimento  que já não era bom tende a piorar. Altos funcionários do Banco do Brasil estão considerando antecipar suas aposentadorias por temerem a redução de seus benefícios. As ameaças têm vindo da equipe do futuro ministro Paulo Guedes. O principal alvo seria o Programa de Alternativas para Executivos em Transição (PAET), que soma um salário por ano trabalhado à bolada recebida pelos que decidem se retirar da ativa – sem prejuízo de todos os demais direitos. Para fazer jus ao ganho o interessado precisa ter, no mínimo, 30 anos de serviços prestados e 50 de idade.

Carro a gás

O Inmetro prepara uma grande ação de fiscalização dos cilindros usados nos carros a gás. Há 20 anos, a novidade surgiu no Brasil. O período coincide com o prazo de validade dos tanques. Além da campanha para sensibilizar os consumidores, o órgão planeja implantar um chip nos novos cilindros, o que impediria o abastecimento em postos, diante de qualquer anomalia no equipamento.

O Brasil é uma mãe!

Cerca de 18 milhões de doses de vacina contra febre aftosa estão à disposição de Nicolás Maduro. Só no mês passado, o governo e laboratórios privados doaram 2,5 milhões de doses ao país vizinho, único nas Américas não reconhecido como livre da aftosa. O rebanho venezuelano tem cerca de 15 milhões e 450 mil cabeças. O estoque será entregue de graça a criadores privados, sob a custódia da Panaftosa, órgão ligado à Organização Mundial da Saúde.

Genéricos em alta!

As vendas de genéricos no Brasil cresceram 15% de janeiro a novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. As indústrias faturaram cerca de R$ 8 bilhões, respondendo por aproximadamente 14% do mercado nacional de medicamentos. A tendência é que a taxa continue subindo. O levantamento é da IQVIA, empresa que audita o setor no País.

Ibama digital

Já tem nome um dos primeiros programas a ser implantado pelo futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O Ibama Digital quer informatizar 100% dos processos ambientais, a fim de saber como são aplicadas as multas do órgão, considerado uma “grande caixa preta”, nas palavras de Jair Bolsonaro. A ideia é fazer uma varredura nas infrações para acabar com qualquer tipo de achismo.

 Luxo no bolso!

Só com a confecção de carteiras para deputados federais a Câmara gastará R$ 122 mil. Os documentos terão capas em couro fino e conterão os dados pessoais dos parlamentares. Não se sabe quantos as ostentarão até 2022, quando terminarão os mandatos. Muitos caem pelo caminho, metidos em confusões.

Posse de armas

No dia em que o presidente Jair Bolsonaro assina decreto para facilitar a posse de armas de fogo, o Instituto Sou da Paz lança nas redes sociais as primeiras campanhas contrárias à medida. Cinco contra um A entidade preparou duas peças. A primeira reforça a ideia de que só ricos poderão ostentar o beneficio.

O ministro tem moral!

O governo brasileiro fez uma defesa enfática da atuação de Sergio Moro e da Lava Jato em documento enviado à ONU contra ação movida pelo ex-presidente Lula no organismo internacional. A peça apresentada ao Comitê de Direitos Humanos afirma que o petista pretende “confundir e enganar” o colegiado ao apontar direcionamento da Justiça.

O ministro tem moral II

O ex-presidente diz que seus direitos constitucionais, como liberdade de expressão e de exercício político, estão sendo infringidos. O governo brasileiro refuta. Afirma que o petista “falta com a seriedade” ao alegar perseguição e lembra que a Lava Jato atingiu “pessoas de diferentes espectros partidários”, citando Aécio Neves (PSDB) e Sérgio Cabral (MDB) como exemplos.

Niver

Todos os parabéns par os amigos Itaan Arruda, Ivan Bincard, Maria Clara Casseb e Sylvane Gadelha, os aniversariantes da semana!

 

Meu grande amigo Gerônimo Borges curtindo merecidas férias com a família em Balneário Camburiú \ SC

 

Ao Senhor Paul Schmitz

Nesta data, o senhor e sua família comemoram sua vida, agradecendo a Deus pelos 86 anos dedicados à igreja, à família e à educação.

Há mais de 40 anos, o senhor deixou a Alemanha, abrindo mão dos laços sanguíneos, para ajudar na construção de um cantinho remoto do Acre, Porto Walter. Dedicou-se à igreja católica e, após anos de labuta, abraçou o amor, casando-se com sua querida Helena Barbary, com quem constituiu uma família.

Seus conhecimentos administrativo e filosófico para a formação de muitos cidadãos de bem na Universidade Federal do Acre, onde atuou de 1980 a 2006.

Hoje, aproveita a saúde que Deus lhe concede ao lado da família, curtindo suas netas Sofia e Maitê.

Feliz aniversário ao homem que teve fé e coragem para caminhar rumo ao desconhecido e construir uma vida feliz.

Sua esposa, filhos, netas, genro, noras, sobrinhos e, com certeza, seus irmãos, têm orgulho de sua trajetória e lhe desejam muita saúde, alegria, amor e viagens com a graça de Deus.

Os seus melhores dias estão à sua frente. Siga vivendo o melhor!

Parabéns!

 

Assuntos desta notícia