Prefeitura de Rio Branco cria comissão de transparência para acompanhar construção do Shopping Popular – Jornal A Gazeta

Prefeitura de Rio Branco cria comissão de transparência para acompanhar construção do Shopping Popular

 O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, assinou na tarde desta quinta-feira, 11, na sala de reuniões da prefeitura, o decreto nº 1.632, que cria a Comissão de Transparência que vai fazer o acompanhamento de todo o processo de construção, desde a licitação, do Centro Popular de Compras, o Shopping Popular.

 A assinatura do decreto aconteceu em uma reunião de apresentação dos membros da comissão, que terá representantes da prefeitura de Rio Branco, dos comerciantes do Terminal Urbano, escolhidos por eles mesmo que serão os beneficiados pela obra, da Caixa Econômica Federal (CEF), do Sebrae e também do governo do Estado.

 A previsão de início das obras do Shopping Popular é para ainda este ano e a comissão irá tratar de todos os assuntos relacionados à obra. Desde o acompanhamento do processo de licitação, até intervenções no próprio projeto. É uma experiência inédita e, com isso, o prefeito Marcus Alexandre democratiza ainda mais sua gestão e dá maior transparência a todo o processo.

  A comissão de transparência ainda é um instrumento de trabalho pouco conhecido, mas o prefeito Marcus Alexandre pretende fazer com que ele se torne uma ferramenta importante na sua gestão para que a comunidade possa acompanhar as principais obras que irão acontecer em nossa cidade.

 O Shopping Popular é um compromisso importante dentro da gestão do prefeito Marcus Alexandre e o projeto foi aprovado em tempo recorde em Brasília, fato que é reconhecido até mesmo pelos comerciantes, que estão surpresos com a eficiência e a capacidade de trabalho do prefeito.

 “A prefeitura de Rio Branco já trabalha em sintonia com outros órgãos e entidades representativas da sociedade e com a maior transparência administrativa possível, mas esta comissão irá nos ajudar a fazer uma obra ainda melhor para a nossa população”, afirmou.

 Marcus Alexandre fez questão de lembrar essa experiência de acompanhamento de uma obra por parte da comunidade. Ele citou como exemplo a construção da quarta ponte sobre o rio Acre, obra que esteve à frente e onde dez representantes do bairro Seis de Agosto, onde está localizada a ponte, acompanharam cada passo da construção, o que diminui as chances de ocorrem erros durante o processo.

 O passo mais importante para a construção do Shopping Popular foi o cadastramento dos comerciantes, realizado ainda na gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim e que está contribuindo muito para o processo de organização dos mais diversos segmentos do comércio que hoje estão trabalhando no calçadão e no Camelódromo e que irão para o Shopping. Ao todo serão 450 comerciantes que estarão instalados dentro do centro de compras.

 Os membros da comissão parabenizaram o prefeito Marcus Alexandre pela iniciativa e fizeram questão de destacar o caráter democrático da medida, já que possibilitará a comunidade acompanhar todo o processo de construção da obra do shopping popular.

 Na reunião com os representantes, o prefeito chegou a sugerir, inclusive, que uma câmera fosse instalada dentro do Terminal Urbano, permitindo a toda a população acompanhar os trabalhos dentro do canteiro de obras.

Assuntos desta notícia