Rio Acre atinge cota de transbordo e deve continuar subindo em Rio Branco – Jornal A Gazeta

Rio Acre atinge cota de transbordo e deve continuar subindo em Rio Branco

O nível do Rio Acre sobe rapidamente e atinge a cota de transbordo de 14 metros nas primeiras horas desta quinta-feira, 7, em Rio Branco. Na quarta-feira, 6, entre às 6h e 18h, as águas subiram mais de 20 centímetros e atingiram a marca de 13,85 metros, conforme última medição divulgada pela Defesa Civil.

Segundo o coordenador de Defesa Civil Estadual, tenente-coronel James Gomes, há previsão de chuvas em todo o estado até a próxima quarta-feira, 13. Por isso, as águas devem continuar subindo.

“Santa Rosa é um dos municípios que mais preocupam, mas todos os rios estão subindo. Nós continuamos monitorando a situação a todo instante e no momento que a Defesa Civil precisar agir, estaremos preparados”, frisou.

O coordenador destaca que o abrigo montado no Parque de Exposições permanecerá até abril, quando acaba o período chuvoso e risco de enchentes. Ao todo, 94 boxes foram construídos para alojar possíveis desabrigados. Até o fechamento desta edição, nenhuma família foi retirada de sua casa.

No interior do estado, o nível do rio oscila dependendo do município. Em Capixaba, por exemplo, subiu mais de 20 centímetros e atingiu 11,32 metros. No município de Brasiléia, as águas subiram de 9,96 metros para 10,51 metros em 24 horas. Já o Riozinho do Rola, o maior afluente do Rio Acre, subiu mais de 30 centímetros no em 24 horas marcou 14,63 metros.

Em Assis Brasil, o rio continua baixando, o que ocasiona a elevação do nível das águas na capital.

Com o volume de chuvas, as águas do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, também subiram. O manancial atingiu 13,48 metros nesta quarta, 6, e uma família já foi retirada de sua residência. Ao todo, seis bairros foram atingidos pela cheia e a previsão é de que o manancial continue subindo.

Rio Acre pode chegar a 15 metros, prevê Friale

Segundo o meteorologista Davi Friale, em seu site O Tempo Aqui, até o final desta semana o Rio Acre deve superar a última marca, quando atingiu 14,43 metros no dia 19 de janeiro, em Rio Branco. Na época, cinco famílias foram retiradas de suas casas.

Friale alerta que, com as chuvas intensas previstas para os próximos dias, as águas podem chegar a 15 metros na próxima semana.

“As condições atmosféricas atuais, segundo nossa análise e interpretação, indicam que continuarão a ocorrer chuvas intensas e diárias nos próximos sete dias, ou seja, até, pelo menos o dia 13 de fevereiro, quando chegará ao Acre a terceira frente fria de 2019, que provocará chuvas ainda mais fortes na região”, publicou.

Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de pancadas de chuvas em todo o estado até sábado, 9. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado, com previsão de chuva. A temperatura mínima é 23ºC e a máxima pode chegar a 32ºC.

FOTO/CEDIDA

 

Assuntos desta notícia