Rio Acre segue baixando, mas pode a subir até o fim de semana, alerta Friale – Jornal A Gazeta

Rio Acre segue baixando, mas pode a subir até o fim de semana, alerta Friale

Após atingir 15 metros no sábado, 9, o nível do Rio Acre começou a baixar e em 24 horas desceu mais de um metro, em Rio Branco. Nesta segunda-feira, as águas marcaram 13,77 metros, conforme medição feita às 15h.

Segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, as 20 famílias retiradas de suas casas continuam em casas de parentes, onde devem permanecer até o nível do rio estabilizar.

“O rio está vasando desde ontem [domingo, 10]. Em Assis Brasil, Brasiléia e Capixaba o manancial também continua em situação de vazante. Se permanecer essas condições, sem chuvas significativas, a tendência é continuar vazando. Mas ainda temos fevereiro e março inteiro nessa situação”, explicou.

O abrigo montado no Parque de Exposições ainda não recebeu nenhuma família, mas permanecerá até abril, quando acaba o período chuvoso e risco de enchentes. Ao todo, 94 boxes foram construídos para alojar possíveis desabrigados.

No interior do estado, o nível das águas permanece baixando, inclusive o Riozinho do Rola, maior afluente do Rio Acre. Em Capixaba, o nível passou de 8,83 metros para 8,42 metros, entre 6h e 15h.

Apesar de o nível diminuir, a previsão, segundo o pesquisador meteorológico, Davi Friale, é de que as águas voltem a subir no fim de semana.

Segundo publicou em seu site O Tempo Aqui, a previsão é de muita chuva na maior parte do Acre até o próximo domingo, 17.

“Tendo em vista as chuvas volumosas que ocorrerão, muitos rios poderão transbordar até o fim desta semana, inclusive o Rio Acre. Córregos e igarapés poderão sofrer rápida elevação e alagar áreas ribeirinhas, entre esta terça-feira, 12, e a próxima quarta-feira”.

Previsão do tempo – Conforme a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de pancadas de chuvas na maior parte do estado até quinta-feira, 14. Em Rio Branco, nos próximos três dias, o céu deverá ficar nublado a encoberto, com previsão de chuva. A temperatura mínima é 22ºC e a máxima pode chegar a 30ºC.

 

 

 

 

Assuntos desta notícia