Rio Branco sedia 1º Encontro Estadual de Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões de Educação das Câmaras de Vereadores – Jornal A Gazeta

Rio Branco sedia 1º Encontro Estadual de Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões de Educação das Câmaras de Vereadores

Rio Branco sedia nos dias 17 e 18 de outubro o 1º Encontro Estadual de Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões de Educação das Câmaras de Vereadores.  O evento conta com representantes políticos de vários municípios do Acre e visa debater a Proposta de Emenda à Constitucional (PEC) do novo Fundeb, além de pactuar mecanismos de monitoramento quanto ao cumprimento das metas do Plano Estadual e dos Planos Municipais de Educação.

O público, composto por estudantes, professores, presidentes de comissão de educação, autoridades políticas e interessados na pauta educacional acompanhou abertura dos trabalhos no Auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE/AC). O Encontro é uma ação da Comisso de Educação da Assembleia Legislativa do Acre (CECD/Aleac), em conjunto com a Escola de Contas, do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC).

“Estou aqui representando a prefeita Socorro Neri e também como presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para dar todo apoio aos deputados, vereadores e aos movimentos sociais, nessa luta para o novo Fundep”, disse o secretário de educação de Rio Branco, Moisés Diniz.

Segundo Diniz, prefeita Socorro Neri, que preside o fórum de prefeitos do Estado, luta para a gente não perder recursos dos Estados, principalmente no Norte, na Amazônia, porque, temos especificidades como: altos Rios, distância de escolas. “Imagine transportar material para escolas no Jordão, em Santa Rosa do Purus. O novo Fundeb é muito importante”, observou.

Para o deputado Daniel Zen, esse é um dos assuntos de maior relevância para os municípios do nosso Estado. “O Fundeb é a terceira maior fonte de recursos das prefeituras, nós temos o FPM, temos os benefícios do INSS que vão diretamente para as pessoas aposentadas beneficiários do Bolsa Família, seguro-desemprego e temos os recursos do Fundeb, que sem ele nossas escolas não funcionam, não é possível pagar os salários dos professores”.

“Estamos tendo a oportunidade de participar 1º Encontro Estadual de Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões de Educação das Câmaras de Vereadores. A ideia de trazer este encontro da educação brasileira também para Rio Branco, com a participação de representantes dos 22 municípios do Acre, e na ocasião realizarmos painéis de debate sobre o Fundeb é fundamental, porque, todos aqui querem garantir o financiamento da educação”, disse o vereador de `Porto Walter, Rosildo Cassiano.

Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, secretário de Educação do Acre, disse que a expectativa é que juntamente com outros Estados brasileiros, os fóruns possam sensibilizar o governo federal. “Os nossos deputados Federais, os Senadores precisam compreender que essa PEC é de fundamental importância para a sobrevivência de todos os Estados e Municípios”, destacou.

Assuntos desta notícia