Rio Branco terá temperaturas mais baixas que as capitais do Centro-Sul, alerta Friale – Jornal A Gazeta

Rio Branco terá temperaturas mais baixas que as capitais do Centro-Sul, alerta Friale

Temperatura mpinima pode chegar a 10 e 13°C em Rio Branco
Temperatura mpinima pode chegar a 10 e 13°C em Rio Branco

Este sábado, 28, deve amanhecer gelado em Rio Branco. A massa de ar frio, de origem polar, que invadirá o Acre, deixará a cidade com temperaturas mais baixas do que as capitais do centro-sul do Brasil, alerta o pesquisador meteorológico Davi Friale, por meio do site O Tempo Aqui.

As mínimas, em Rio Branco e em Brasiléia, ficarão situadas entre 10 e 13ºC, ao amanhecer de domingo, dia 29, e de segunda-feira, dia 30 de junho. Porém, serão os ventos intensos que deixarão sensação térmica, apenas para quem ficar exposto a esses ventos, abaixo de 8ºC, em alguns pontos.

Isso acontece devido a um bloqueio atmosférico sobre aquela parte do país impedindo que o ar frio avance sobre as capitais dos estados daquela área. Assim, apenas a porção oeste do Brasil, ou seja, desde a fronteira com o Uruguai, no sudoeste do Rio Grande do Sul, até a fronteira com o Peru, no oeste do Amazonas, é que será tomada pela massa de ar frio.

Portanto, o Acre, o sudoeste do Amazonas, o oeste de Rondônia, o oeste de Mato Grosso, o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o oeste e o sudoeste do Rio Grande do Sul serão mais intensamente atingidos pelo frio. Evidentemente que esse frio diminui de intensidade à medida que o ar polar avança para o norte.

Friale afirma que essa é mais uma prova de que o frio que atinge o Acre, não vem do sul do Brasil, como muitos pensam e até divulgam. Ele defende que a friagem do Acre tem origem na Antártida e cruza a Argentina, o Paraguai e a Bolívia. Às vezes, cruza, também, o Chile, dependendo da passagem do ar frio.

O fato de Rio Branco ficar mais fria do que as capitais do centro-sul não significa que, no Acre, a temperatura estará extremamente baixa.

Mas, a partir de terça-feira, 1° de julho, o calor volta a se estabelecer, durante o dia, em todo o Acre, e a semana será com muito sol e baixa umidade do ar.

Assuntos desta notícia