Rio Juruá baixa e famílias voltam para suas casas – Jornal A Gazeta

Rio Juruá baixa e famílias voltam para suas casas

Com a redução no nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul, a Defesa Civil autorizou o retorno das famílias que foram desabrigadas pelas águas. O retorno dos moradores se deu também após o restabelecimento da energia elétrica nos bairros atingidos pela cheia.

Nesta segunda-feira, 10, a cota do rio era de 10,40 metros. O nível do Rio Juruá chegou a 13,56 metros, acima da cota de transbordo, que é de 13 metros, e obrigou 29 famílias a saírem de suas casas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Rio Juruá atingiu, na última segunda-feira, 3, a sua quarta maior cota ao chegar à marca de 13,56 metros. Com a vazante, o nível está abaixo da cota de alerta, que é de 11,80 metros. Na manhã deste domingo, a régua marcava 11,10 metros.

A Defesa Civil encaminhou dez dessas famílias para um abrigo coletivo, seis foram para casa de familiares e o restante ficou por conta de aluguel social.

 Previsão do tempo

De acordo com o pesquisador meteorológico, Davi Friale, a semana que antecede o início do verão – que começa no próximo dia 21 – será com chuvas passageiras e pontuais, até a próxima quinta-feira, 13, em todo o Acre.

A partir de sexta-feira, 14, e, principalmente, no sábado e no domingo, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes, com raios, na maior parte do Estado.

Com a trégua dada pelas chuvas intensas e diárias, o nível dos rios no Acre e nas proximidades vai continuar baixando rapidamente, sem nenhum motivo para preocupações com a possibilidade de transbordamentos e inundações, adiantou o pesquisador.

Assuntos desta notícia