Roberto Duarte destina emenda para aquisição de primeiro castramóvel de Rio Branco – Jornal A Gazeta

Roberto Duarte destina emenda para aquisição de primeiro castramóvel de Rio Branco

Sensível ao apelo da causa animal, o deputado Roberto Duarte (MDB) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$190.000,00 (cento e noventa mil) reais para a aquisição do primeiro Castramóvel de Rio Branco, que deverá ser entregue à Prefeitura Municipal.

A unidade móvel será destinada para realizar a castração de animais domésticos de pessoas de baixa renda e animais em situação de rua. O equipamento vai possibilitar a ampliação do serviço de castração de cães e gatos, serviço que hoje está sendo concentrado no Centro de Zoonoses do Município de Rio Branco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil são mais de 30 milhões de animais abandonados, cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

“Este problema vem sendo agravado com o crescente aumento populacional, tanto dos animais em situação de rua quanto daqueles que possuem um lar. Com mais esse serviço, será possível reduzir o número de animais abandonados”, explica o parlamentar.

Assuntos desta notícia