Semana Nacional da Conciliação: TJ/AC tem mais de dois mil processos em pauta – Jornal A Gazeta

Semana Nacional da Conciliação: TJ/AC tem mais de dois mil processos em pauta

Mais de 50 unidades judiciárias estão envolvidas com a programação da Semana de Conciliação, que será promovida em todo o Estado do Acre. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e será realizado simultaneamente em todo país.

A mobilização local integra o esforço nacional em promover a cultura de diálogo e pacificação social. Até o momento 2.079 processos estão pautados para audiências de conciliação nas varas cíveis, juizados cíveis e criminais, assim como também nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

O número pode ser ainda maior, porque está disponível no site do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, um link para solicitar a inclusão do processo no mutirão conciliatório. Nos 12 anos que atividade é promovida, esse é a primeira edição em que foi ofertada essa possibilidade de forma virtual.

Assim, para que as soluções amigáveis possam ser alcançadas, as equipes técnicas analisaram os processos em que se verifica a possibilidade de acordo. Depois disso, todas essas pessoas e instituições foram contactados para participarem da conciliação.

Os resultados positivos beneficiam, principalmente, os cidadãos que têm suas pendências resolvidas. Mas também, todo o sistema judicial que alcança eficiência e celeridade.

 

Assuntos desta notícia