Sesacre nega falta de testes para identificar a Covid-19 – Jornal A Gazeta

Sesacre nega falta de testes para identificar a Covid-19

* Exame só será realizado em quem apresentar febre e pelo menos mais um sintoma da doença.

 

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da assessoria de imprensa, desmentiu boatos de que estariam faltando, no Estado, testes para diagnosticar a Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Segundo o órgão, o que está sendo feito no momento é uma espécie de triagem para que a pessoa possa ter acesso ao teste.

Os kits são enviados de São Paulo e, até o momento, não faltaram estes produtos na UPA do 2º Distrito e nem no Pronto Socorro de Rio Branco, locais ontem os testes são realizados.

A Sesacre possui um Plano de Enfrentamento ao Coronavírus do Departamento de Vigilância em Saúde, que segue recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Portanto, o teste só será feito caso a pessoa apresente febre e pelo menos mais um sintoma da doença.

A medida é necessária, segundo a Sesacre, para que os kits não estejam em falta quando o Acre atingir o pico do contágio da doença.

Sendo assim, mesmo que a pessoa tenha tido contato com alguém que testou positivo para a Covid-19, é preciso que fique em isolamento em casa por, no mínimo, sete dias e aguardar qualquer alteração na saúde.

Assuntos desta notícia