Taque seco! – Jornal A Gazeta

Taque seco!

Cansados de aumentos diário nos preços, já tem um movimento pelas redes socais que pede uma paralisação nacional para protestar contra os aumentos no preço dos combustíveis.

Tanque seco II

O governo está acompanhando, também, as movimentações de grupos de caminhoneiros no país e a ameaça de uma nova paralisação da categoria, em protesto contra os aumentos do diesel.

O Cara!

Ex- reitor da Ufac, Minoru Kimpara, está sendo bastante paparicado pela Direção do MDB para aceitar concorrer à Prefeitura de Rio Banco pela legenda.

CPI da Lava Toga

Irritados com a liberdade repentina do ex-presidente Michel Temer, que responde a oito processo por corrupção, alguns deputados federais já se unem para instalar  na Câmara dos deputados a CPI da toga. A comissão pretende investigar, juízes, desembargadores e ministros do STF que  são comprados  pela corrupção para deixar livre quem deveria responder por crimes que mexem no Caixa da República.

O presidente Pirou!

Não bastasse  os problemas com o Congresso, problemas com a imprensa e a falta de diálogo com a sociedade, o governo Bolsonaro quer celebrar o aniversário do dia 31 de março de 1964, quando o golpe militar derrubou o governo João Goulart e iniciou um regime ditatorial que durou 21 anos.

Lá e cá!

Enquanto o governo brasileiro abriu as penas para acesso livre dos americanos que desejarem visitar o Brasil, o governo dos Estados Unidos vai exigir histórico de uso das redes sociais dos últimos cinco anos para quem solicitar o visto de entrada ao país. A medida passa a valer daqui a 60 dias para brasileiros interessados em passear nas terras do tio Sam.  As autoridades federais argumentam que a mudança é necessária para a segurança nacional. Críticos da proposta afirmam que a regra é invasiva e torna o processo de obtenção do visto americano mais lento e difícil.

Curso na UFAC

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac fará processo seletivo para o curso de especialização de Direito do Estado e Políticas Públicas. O edital Propeg n.º 9/2019 estipula as regras do certame para preenchimento de 21 vagas. As inscrições começaram ontem, e terminam no dia 5 de abril; devem ser feitas presencialmente na secretaria do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas, no campus-sede, das 8h às 18h.

Público alvo

O curso será desenvolvido em 420 horas, com duração de um ano. Destina-se a graduados egressos das áreas de direito, economia e administração. O processo seletivo consiste em duas etapas: prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada em 17 de abril, com duração de quatro horas; e apresentação do projeto de pesquisa e dos títulos, entre os dias 29 de abril e 5 de maio. A aula inaugural do curso está prevista para 24 de maio.

Solidariedade

Os calouros  da turma do 2º período do curso de Medicina da Ufac estiveram na segunda feira, no Hospital do Câncer, em Rio Branco, para participar de um momento de alegria, diversão e solidariedade junto com as crianças que estão em tratamento na unidade, atividade que já e tradição no curso de Medicina. Durante o encontro com as crianças, os estudantes tiveram seus cabelos raspados, o tipo de tradição mais conhecida ao passar na faculdade, e rostos pintados pelos pacientes. Além disso, eles precisaram preparar o café da manhã para os pequenos e realizar várias atividades para animar as crianças que são atendidas pelo hospital.

A aniversariante do dia 25 de março foi a agente de viagens da Rizzo´s Tur e estudante de Direito, minha amiga Cecyta Araujo. Ela ganhou bolo e muitos parabéns no decorrer do dia. Muito alegre e extrovertida, Cecyta comemorou entre alguns amigos e familiares. 

 

Rose Aquino e Clívia Ribeiro badalando nos salões da sociedade 

A prefeita de Rio Branco e presidente da Associação de Municípios do Acre, Socorro Neri, foi eleita pela Frente Nacional de Prefeitos como vice-presidente para a área de Educação da entidade. A nova diretoria para o biênio 2019/2021 foi definida durante a 75ª Plenária de Prefeitos, em Brasília, na segunda-feira, 25. Em agenda na capital federal, a prefeita também participou de audiências nos Ministérios da Defesa, Desenvolvimento Regional e Cidadania, para viabilizar a liberação de recursos.

Alunos do curso de Medicina da Ufac promoveram atividades culturais com as crianças atendidas no Hospital do Câncer.

Parceria 
O pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Isaac Bastos, e do Instituto Federal do Acre (Ifac), Fábio Storch, reuniram suas equipes das áreas de produção cultural e articulação comunitária para programar ações conjuntas em 2019. Na conversa, as equipes discutiram projetos que têm como foco fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão, alcançando a comunidade por meio de ações e serviços voltados ao desenvolvimento sociocultural, tanto de Rio Branco quanto dos demais municípios acreanos. Entre as ações previstas na parceria, estão: produção do Catálogo Cultural Indígena do Acre; oferta do curso Noções de Fotografia, para agentes de cultura; cineclube na rede pública de ensino; Varal do Livro e da Leitura (Valiler); e Palco Livre.

Assuntos desta notícia