TRE/AC vai cancelar mais de 8,5 mil títulos de eleitores que não regularizaram situação – Jornal A Gazeta

TRE/AC vai cancelar mais de 8,5 mil títulos de eleitores que não regularizaram situação

Mais de 8,5 mil eleitores faltosos tiveram os títulos cancelados no Acre, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), divulgados na sexta-feira, 10. Os eleitores com pendências tinham até segunda (6) para regularizar a situação junto ao tribunal.

Conforme os dados, dos 9.415 eleitores faltosos, somente 879 regularizaram a situação, um percentual de apenas 9,3%. São considerados faltosos aqueles que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições (regulares ou suplementares), sendo cada turno de um pleito considerado uma eleição.

O TRE havia divulgado no último dia seis de maio que 9.338 eleitores estavam em situação passível de cancelamento do título, mas o número foi atualizado pelo banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e passou para 9.415.

Em todo país, do total de 2,6 milhões de eleitores que não votaram e não justificaram por três eleições consecutivas, somente 121.074 regularizaram o documento.

Confira o que fazer se teve o título cancelado:

Comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher a formalização do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE).

Pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Cada turno é considerado uma eleição.

Aguardar até o reinício das atualizações de cadastro do banco de dados da Justiça Eleitoral. Só a partir desta data é que a situação estará regularizada.

 

Assuntos desta notícia