“Um forte debate” – Jornal A Gazeta

“Um forte debate”

Sempre muito enfático sobre a questão, o governador Tião Viana avaliou como “positiva” a reunião que os govenadores tiveram ontem com o presidente Michel Temer, ministros e representantes de outros poderes, como os presidentes o Senado, Eunício Oliveira, e Carmem Lúcia do STF, sobre segurança pública e criminalidade.
“Foi um forte debate” afirmou o governador e, entre várias medidas acertadas, destaca-se a liberação de R$ 42 bilhões para o setor, dos quais R$ 5 bilhões os governos dos Estados já poderão negociar junto ao BNDES para o reaparelhamento de suas forças de segurança, reformas e construção de novos presídios.
Outro aspecto a se destacar e que interessa, sobremaneira, o Acre e outros estados que fazem fronteira com os países produtores e exportadores de drogas é a criação ou consolidação de um Plano Nacional Integrado entre as forças de segurança da União com as dos Estados e mesmo com países vizinhos para combater o narcotráfico e o contrabando de armas.
Além dessas medidas, caberá ao Congresso Nacional uma revisão das leis do Código Penal que, como se sabe, são arcaicas e extremamente benevolentes e até coniventes com a criminalidade.
É de esperar agora que essas medidas passem a vigorar, de imediato, porque a sociedade não suporta mais os altos índices de criminalidade sobre a qual os governos de alguns estados, já perderam o controle.

Assuntos desta notícia