Violência em números – Jornal A Gazeta

Violência em números

Foi com dados do Mapa da Violência que a professora do curso de Psicologia, Madge Porto, deu início à segunda roda de conversa organizada pela equipe multiprofissional de saúde da Universidade Federal do Acre (Ufac). Madge estuda o tema da saúde mental da mulher há quase duas décadas.

Violência em números II

Em uma conversa que permitia a ampla participação de servidoras e servidores que acompanhavam a atividade, a pesquisadora ia apresentando os dados que assustam. Entre 2003 e 2013, o número de homicídios de mulheres cresceu 21% no Brasil. As 4.762 mortes registradas no último ano da pesquisa representam uma média de 13 assassinatos de mulheres por dia no país. O Acre deixou a quinta posição dos Estados que matam mulheres, em 2013, para assumir a liderança em 2018.

Seminário

A Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência do MP/AC, Gilcely Evangelista de Araújo Souza, promoveram ontem o Seminário “MP na Conscientização do Autismo”, no auditório do MP Acre.

NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO!
Depois de muitos anos, o Conselho Estadual de Turismo agora tem na sua presidência um representante do trade turístico: Rizomar Araújo! Parabéns e que seu mandato seja repleto de ações práticas para fortalecer o setor no Acre! Continua na secretaria executiva do CET a turismóloga Adalgisa Bandeira de Araújo. Na foto o presidente com Pedro SilvaJanete FrankeFernando LageSiglia AbrahaoSárvia LimaOziel Barbosa e Taiane Santos.

Cinema

Hoje, os fãs de super-heróis poderão prestigiar a pré-estreia do filme “Shazam!”, no cinema do Via Verde Shopping, com sessão dublada em 2D, às 21h30, e dublada em 3D, às 21h15. O longa ainda nem estreou e já está sendo bastante elogiado pelos críticos. Vale a pena conferir!

A fonte secou

50 mil trabalhadores do programa Minha Casa Minha Vida devem ser demitidos nos próximos dez dias  com o calote que o Governo Federal tem dado nas construtoras que atendem o programa. A dívida seria de R$ 450 milhões. O Minha Casa Minha Vida representa dois terços do mercado imobiliário brasileiro.

A justiça sangra

O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode perder sua legitimidade e provocar “uma crise institucional” caso a Corte “repetidamente” não consiga “corresponder aos sentimentos da sociedade”. A afirmação foi feita quando o ministro defendeu já existir decisão definitiva e vinculante no tribunal sobre a prisão de réus após condenação em 2ª instância. O STF deve voltar a analisar a matéria no dia 10 de abril. Réus, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em 2ª instância e preso pela Lava Jato, serão soltos caso o tribunal mude a orientação que vigora desde 2016.

Cadê o meu dinheiro?

Sem molhar a mão dos deputados, a Câmara Federal vai aprovar uma lei que limite o poder do presidente Jair Bolsonaro de editar medidas provisórias. Existe uma crença que depois disso o presidente se volte contra o congresso piorando ainda mais a situação política do planalto.

De molho!

Principal dama da teledramaturgia brasileira, a atriz Fernanda Montenegro está internada no hospital samaritano do Rio de Janeiro depois que sofreu uma queda de pressão  com um quadro de desidratação após agenda estressante de gravações para a próxima novela das nove na Globo.

Lugar errado!

Um vídeo divulgado numa página de entretenimento gerido por estudantes universitários no último final de semana gerou diversas reações. Nas imagens, um homem aparece utilizando o computador da biblioteca central da Universidade Federal do Acre (Ufac) assistindo filme pornô. Por ali existe coisa pior. Alunos nos aplicativos de bate-papo nas redes sociais estão usando a área de lazer da universidade para marcar programas de encontros sexuais. A reitoria tem que ver isso aí!

Neste sábado, dia 6 de abril, será a festa de lançamento do estúdio de danças Al’jarara, franquia da Casa de Isis, com a presença ilustre da mestre Maíse Ribeiro e bailarinas. O evento acontece no Buffet JB GRIL.

Super queridos na sociedade, os amigos Ana e Isnard Leile comemoraram 48 anos de casados. Parabéns!

A prefeita Socorro Neri recebeu, em seu gabinete, a visita do presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras, Jackson Viana. Ele embarca nessa madrugada para os Estados Unidos onde vai representar os jovens da região norte na Brazil Conference at Havard & MIT.

Luna Albuquerque com Cleudina Gomes RibeiroAna Paula MarquesLissandra Ribeiro Barbosa,  em mais uma edição do Samba Popular livre no projeto que denuncia a violência contra a mulher.

 

Assuntos desta notícia