Rio Acre fecha a tarde de quarta em 12 metros, e segue baixando – Jornal A Gazeta

Rio Acre fecha a tarde de quarta em 12 metros, e segue baixando

Nesta quarta-feira, 17, o Rio Acre continua apresentando redução em seu volume de água e registrou às 15 horas o nível de 12,02 metros, quatro centímetros a menos se comparado à medição do meio dia de hoje, conforme os dados divulgados pela Defesa Civil Estadual.
Em Assis Brasil, o Rio Acre continua apresentando sinais de vazante, baixando para 5,59 metros. Já em Brasileia, subiu 16 centímetros, desde a última medição, para 8,47 metros; Em Xapuri, o nível do manancial se elevou para 9,43; e Capixaba, para 8,75. Na capital, o principal afluente, o Riozinho do Rola, registrou 9,86 metros, conforme medições realizadas às 15h de hoje.
BR-364 – Conforme os dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio Madeira na Região do Abunã, subiu 17 centímetros de ontem para hoje e está na marca de 20,19 metros. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o nível do manancial pode variar alguns centímetros também conforme ajustes na vazão das águas das comportas das usinas existentes na região. As autoridades locais seguem em alerta, acompanhando de perto, de forma a identificar previamente caso haja um possível alagamento da BR-364.
Os órgãos governamentais, em conjunto com órgãos federais, traçaram um plano de contingência para evitar que as águas do Rio Madeira invadam a rodovia. Em consonância com a diretoria das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, as comportas estão sendo abertas para evitar que o manancial do Rio Madeira tome parte de BR-364.
A governadora em exercício Nazareth Araújo irá a Brasília nesta quinta-feira, 18. Na capital federal, ela participa da Sala de Crise com a Casa Civil da Presidência da República e a ANA, além de diversos órgãos federais, com o objetivo de realizar um monitoramento mais aprofundado nas hidrelétricas situadas na região do Rio Madeira. (Marcelo Torres / Agência Acre)

Assuntos desta notícia