26 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Rebanho bovino do Acre cresce mais do que a média nacional, diz IBGE

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
25/11/2009 - 05:41
Manda no zap!CompartilharTuitar

O crescimento do efetivo bovino acreano aumentou, de 2007 para 2008, mais do que a média nacional e da região Norte. Enquanto que em todo o país houve um acréscimo de 1,3% e na Amazônia de 3,3% no perío-do, no Acre o rebanho de grande porte cresceu 5,2%. Esses são os dados da Produção da Pecuária 2008, levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgado na semana passada.
De 2,3 milhões de cabeças de gado em 2007, o efetivo total do rebanho chegou a quase 2,5 milhões em 2008. Apontada no passado como a principal responsável pelo desmatamento da Floresta Amazônica, a criação de bois hoje caminha para se tornar uma atividade econômica sustentável. Pelo menos é o que garante o secretário Mauro Ribeiro (Agricultura e Pecuária). Segundo ele, a pecuária acreana se desenvolve sem precisar derrubar novas áreas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A recuperação de áreas degradadas é o principal fator para a relação pecuária/floresta não ser prejudicial para a segunda. O aproveitamento das áreas já devastadas faz com que a criação de gado no Acre caminhe para a sustentabilidade. “A tendência é que a nossa pecuária cresça muito mais em qualidade do que em quantidade. Ela torna-se a cada dia sustentável”, diz Ribeiro.

A melhora dos pastos tem possibilitado aos criadores locais se tornarem tão competitivos quanto de estados como Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, onde a pe-cuária está bastante consolidada. Hoje, mais de 80% da produção de carne bovina do Acre é exportado para outros mercados, tanto no Brasil como no exterior. Manaus é o principal destino da carne produzida nos frigoríficos do Estado. 

Além da recuperação do solo, o clima é outro fator que contribui para o fortalecimento desta atividade econômica. O clima quente aliado à alta umidade favorece o pasto, pois o capim cresce de forma mais rápida. Se, de um lado, a natureza contribui para tornar a pecuária acreana competitiva e lucrativa, por outro, a localização geográfica do Estado encarece os insumos para a criação. Os pecuaristas chegam a desembolsar o dobro pela tonelada do calcário por conta do frete. 

O mais positivo nessa nova fase, comenta o secretário, é que não somente os grandes criadores se beneficiam. Os pequenos, que formam a grande maioria, também lucram mais. O Acre tem atualmente mais de 3,7 milhões de hectares destinados ao agronegócio. Destes, um milhão é de pastos.
    

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ufac promove eventos internacionais sobre línguas, linguagens e fronteiras

Próxima Notícia

População do Acre participará de referendo sobre alteração do fuso horário do Estado

Mais Notícias

Governo do Acre inaugura Rodovia AC‑445, ligando Bujari a Porto Acre. Foto: Thauã Conde/Deracre
Geral

Governo entrega rodovia AC-445 que liga Bujari a Porto Acre nesta quarta, 26

25/11/2025
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
4º destaque

Restituição do IRPF libera mais de R$ 1,1 milhão no Acre e beneficia quase 600 contribuintes

25/11/2025
Foto: Arquivo/TRE/AC
Geral

TRE-AC vence prêmio nacional de inovação com o projeto Nativa IA

25/11/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Projeto que atualiza regras do transporte coletivo avança na Câmara e deve ir a plenário nesta quarta

25/11/2025
Foto: Arquivo pessoal
6º destaque

Bocalom e Alysson entregam quarta escola revitalizada e credenciada de Rio Branco: “Respeito à comunidade rural”

25/11/2025
black friday
5º destaque

Mais da metade dos rio-branquenses não pretende comprar na Black Friday 2025, aponta pesquisa

25/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

População do Acre participará de referendo sobre alteração do fuso horário do Estado

Calçadão Raimundo Escócio será entregue no próximo mês

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre