X

Ariane estimula criação da Associação de Vereadoras

A vereadora Ariane Cadaxo (PCdoB) está mobilizando as demais representantes femininas das câmaras municipais do Estado para a formação da primeira Associação de Vereadoras do Acre. Os contatos foram feitos durante o Encontro dos Legislativos, ocorrido na última quarta-feira, 25, na Assembléia. O objetivo é fortalecer as políticas de defesa abraçada por elas, voltadas para as mulheres, crianças, adolescentes e meio ambiente.

Durante a reunião com as parlamentares na Assembléia, Ariane Cadaxo falou da importância da mobilização do grupo para o fortalecimento das bandeiras de defesa das mulheres e da contribuição delas para o exercício das políticas de comprometimento com as comunidades. “Juntas seremos mais fortes na defesa das classes. Além disso, a criação da associação é uma forma de não nos dispersamos, independente da distância que separa os municípios”, explica.

Entidade semelhante já existe no Peru e Bolívia, onde pe-riodicamente as parlamentares se reúnem para discutir as políticas de defesa das populações e traçar estratégias de ações específicas nas nas áreas da mulher, da criança do adolescente e  e do meio ambiente. “Podemos contribuir mais ainda para o exercício da cidadania se  estivermos em sintonia com as nossas políticas de defesa e proteção das classes que abraçamos”, destaca Ariane Cadaxo.

Ao todo, o Acre tem eleitas 28 mulheres vereadoras. Em alguns dos 22 municípios não existe representação feminina e em outros há apenas um pequeno grupo, a exemplo de Rio Branco, onde essa representação é feita pela própria Ariane Cadaxo, única mulher eleita entre os 14 vereadores da atual legislatura. O primeiro passo para a criação da associação foi o contato com as parlamentares e a formação de uma comissão para dar entrada no processo jurídico da entidade.

 

 

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: