Estudantes fazem prova neste final de semana, detentos só em janeiro

Enem
As provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste final de semana, dias 5 e 6 de dezembro. O horário de realização será: das 13h00 às 17h30 no dia 5, sábado. No domingo, dia 6, o período de duração será maior, pois será aplicada também a redação. O início será às 13h00 e o término às 18h30. O horário considerado é o horário oficial de Brasília.

No dia 5/12/2009, sábado, será aplicada a Prova I, com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 6/12/2009, domingo, será aplicada a Prova II, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

No que diz respeito às provas objetivas, cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia será distribuída ao participante um dos quatro diferentes modelos de prova existentes, em cores diferentes, onde as questões estarão ordenadas diferentemente. Quanto à redação, deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema proposto.

DETENTOS – Já os detentos participantes do Enem farão a prova nos dias 5 e 6 de janeiro de 2010, às 13h. A prova será aplicada nas unidades prisionais que tenham efetuado a inscrição de seus detentos e que mantenham programas especiais de ensino médio. A aplicação especial foi decidida dentro do sistema logístico de segurança do Enem.

No dia 5 de janeiro, terça-feira, das 13 às 17h30, serão aplicadas nos presídios as provas IV (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e III (Ciências Humanas e suas Tecnologias). No dia 6, quarta-feira, os detentos farão a prova I (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias), a prova II (Matemática e suas Tecnologias) e também a redação. O horário de aplicação será das 13 às 18h30.

Embora as questões sejam diferentes daquelas constantes das provas do Enem regular, nível de dificuldade da prova será idêntico, graças à utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelagem estatística utilizada em avaliação de habilidades e conhecimentos, utilizada na elaboração da prova do Enem deste ano e de agora em diante.Em todos os outros detalhes, a prova aplicada aos detentes será idêntica à regular. (Assessoria/ Inep)

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation