X

Orixás prevêem epidemias, desastre aéreo e escândalo em 2010


Dois mil e dez será um ano muito importante para o acreano. Grandes revelações serão feitas à humanidade; lavagem de roupa suja na política; sobe e desce de ocupantes de cargos importantes dentro do alto escalão do governo; desastres aéreos; epidemias; mas também será um ano de justiça e paz. Sem o registro de enchentes e com grandes avanços na área ambiental. Muitos enganadores do povo e sugadores do poder também serão desmascarados no decorrer do ano.

Essas são apenas algumas das previsões do Babalorixá Daniel de Oxossi e da Ialorixá Cláudia Tyemonjá, ambos com mais de 20 anos de dedicação a cultura Afro-Brasileira, sendo responsáveis por terreiros de umbanda nos municípios de Senador Guiomard e Rio Branco, respectivamente. A consulta de A GAZETA ocorreu no último dia 29, no centro de Ialorixá Cláudia, na Rua Padre Cícero, nº. 1.148, bairro Conquista.

As previsões fazem parte da esperança do povo. Da expectativa em torno do dia de amanhã. Do novo. Dos sonhos que traçamos para mais um ano de nossas vidas. Por isso, independente de crença reli-giosa, pais e mães de santo – como são popularmente conhecidos os chefes de terreiros – são tão requisitados todo final de ano.

Através dos búzios, eles consultam os orixás – guardiões dos elementos da natureza – e revelam fatos e acontecimentos que ainda estão por vir. E vai um alerta: o ano de 2010 será regido por Oxalá, o mais importante e elevado dos orixás. Representa o céu, o princípio de tudo e, segundo a mitologia, foi encarregado de criar o mundo. Da sua união com Iemanjá teria nascido à maioria dos orixás.

De acordo com Ialorixá Cláudia. Oxalá é o Deus da Paz, mas também vai reclamar à humanidade, em 2010, todos os prejuízos gerados à natureza pela mão do homem, em especial pelas guerras. “Vai ser um ano difícil, mas a vitória virá no final e a paz será restabelecida”, assegura.

Epidemias e Violência – De acordo com os orixás, 2010 será um ano de muitas epidemias, exigindo dos gestores públicos mais atenção com o setor da saúde. Só através de grandes investimentos, alerta Ialorixá Cláudia, será possível conter uma desgraça maior nesse setor. As previsões relacionadas à Segurança Pública também são desanimadoras. Junto com Oxalá, entrará em ação o orixá Exu, que devido ao seu espírito provocador, indecente, astucioso e sensual, pode provocar muita violência. Não é por acaso que em alguns países o seu nome foi associado à figura de Satanás. A sua presença em 2010 simboliza discórdia, danos ao patrimônio, acidentes, aumento do tráfico de drogas, dentre outras desgraças.

Queda de autoridades – “Quem vai ficar vai ficar, quem sair não entra mais, nunca mais”, avisa o Babalorixá Daniel de Oxossi se referindo ao alto escalão do governo. Uma disputa interna, sem precedentes, será travada por gente considerada importante. “Serão travadas muitas brigas, confusões, mas no final a máscara vai cair e pessoas que eram tidas como de extrema confiança serão desmoralizadas e afastadas do comando”, diz.

Ano de Justiça-Xangô, divindade do fogo e do trovão, fará de 2010 um ano de justiça. De acordo com a mitologia, ele é um orixá temido e respeitado, viril e violento, porém justiceiro. “Muitas causas que estão indefinidas serão resolvidas. Aqueles que estão a espera da justiça serão atendidas”, observa Ialorixá Cláudia, explicando, que a palavra justiça não se refere apenas as questões relacionadas ao Judiciário, mas a todos os setores da vida e da sociedade.

Sucessão estadual – A sucessão estadual será marcada por escândalos de todas as espécies. Intrigas, rasteiras, todos as artimanhas serão utilizadas na tentativa de um candidato passar o outro para trás. A disputa, inclusive, alertam os orixás, não se restringirá as coligações, elas ocorrerão internamente, dentro dos pró-prios partidos, com possibilidades de muitas traições. Mais de dois candidatos devem participar da disputa.

Binho concluir governo – As previsões indicam ainda que o governador Binho Marques (PT) conduzirá seu mandato até o final, contrariando a especulação de que ele iria se afastar na reta final para dar lugar ao vice-governador, César Messias. “Ele vai enfrentar muita dificuldade em 2010, mas vai ter apoio de aliados importantes e vai seguir em frente”, declara Babalorixá Daniel.

Marina e a presidência – “A participação da Marina vai ser muito importante do ponto de vista do reconhecimento do seu trabalho e também para o Acre, mas ela não tem possibilidade de vitória”, atesta. Os búzios, porém, não revelam se a próxima pessoa a ocupar a Presidência da República será do sexo masculino ou feminino.

Política ambiental – A política ambiental do país passará por uma grande renovação, com mudanças não apenas de planos e ações, mas também de pessoas. “Muita gente que é mesquinha, que fez coisa negativa ligada a esta área, terá que prestas contas das suas ações em 2010”, sentencia.

Acidente aéreo – Os orixás alertam para um grande acidente aéreo no próximo ano. A tragédia, entretanto, seria fora do território acreano, mas traria grande sofrimento a todo o país.

Progresso X Economia – Apesar da estagnação da economia, por conta da canalização de investimentos na montagem da estrutura para abrigar as Olimpíadas, o país, segundo os Orixás, registrará muitos avanços no ano de 2010. O progresso começará a se mostrar na metade do ano e se refletirá em vários estados, inclusive no Acre.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: