X

Baile de resgate cultural acontece hoje em Xapuri

Está programado para hoje no Ginásio de esportes de Xapuri Álvaro da Silva Mota o II Baile de Resgate Cultural. O evento é uma sequência de Baile Show de Siderais a H-Uelem que embalaram a sociedade por décadas e marcaram na memória da cidade, a história da música em Xapuri.

O mesmo aconteceu em março do ano passado no Centro Cultural Caleb do Nascimento Mota. Cerca de 700 pessoas cantaram, dançaram e aplaudiram a performance das bandas que subiam ao palco.

Agora, mais uma vez o público xapuriense poderá matar as saudades daquela época de sonhos. Os mais novos poderão conhecer o que seus pais e avós ouviam e como aproveitavam a juventude. Em ritmos e comportamentos bem diferentes do que se vê na atualidade.

Os grandes nomes da música xapuriense se reunirão para relembrar os vários sucessos que marcaram história durante décadas no município.

O projeto de Resgate Cultural é de autoria do músico Antônio Magão, que possui uma história de amor com a música e também com Xapuri.
De acordo com um dos apoiadores do Projeto, Almir Santana, esse baile representa um grande encontro de todos aqueles que fizeram e fazem parte da história de Xapuri. “Pessoas estão vindo de vários lugares do Brasil, só para prestigiar o encontro, porque um dia já moraram no município”, diz ele.

Almir ressalta ainda que essa é uma forma de levantar a estima daquele povo, que hoje vive tão sem estímulo e o pedido para que fosse realizado um novo baile foi muito grande por conta da população.

“No ano passado o evento fez muito sucesso lotando a praça pública. Este ano não poderia ser diferente, a população pediu e nós vamos fazer de novo”, ressalta Almir Santana.

Tudo começou com os “Anos Rebeldes” que não passaram despercebidos pela juventude xapuriense, apesar das dificuldades que haviam, naquela época, de acesso às informações sobre o mundo da música e dos artistas consagrados nacional e internacionalmente. Em meados dos anos 60, um grupo de jovens de Xapuri entendeu que a arte de fazer e executar música era algo necessário e imprescindível para se viver melhor.

A partir dali, começava em Xapuri um movimento que resultou na criação de muitos conjuntos musicais de sucesso, que animavam os eventos sociais não só localmente, mas também em vários municípios acreanos. Siderais, The New Stop, The Super Sonic e H-Uelem foram somente alguns desses conjuntos que fizeram história.

Toda essa história será contada e cantada hoje, quando muitos desses músicos se reencontrarão para tocar e cantar no Baile Show a partir das 22 horas, que terá também uma decoração temática. Será um momento de recordação e de resgate daquilo que Xapuri produziu de bom na arte musical nos últimos 40 anos.

O evento conta com o apoio da prefeitura municipal de Xapuri (Todos por Xapuri), junto com a Pousada Chapurys, e outros.

 

Categories: POLICIA
A Gazeta do Acre: