O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (28) que o país entrará em 2010 “numa situação confortável”.
“Primeiro, porque a economia está crescendo; segundo, porque a massa salarial está crescendo; terceiro, porque a geração de empregos, ou seja, novos postos de trabalho com carteira profissional assinada, está [sic] crescendo, porque nós aumentamos o salário mínimo mais uma vez acima da inflação; quarto, nós temos um programa de investimento em infraestrutura consolidado no PAC, no Minha Casa, Minha Vida, no pré-sal”, afirmou o petista durante seu programa semanal de rádio, o Café com o Presidente.
Ele ainda destacou o “vigor” da economia brasileira diante da crise mundial, que atingiu de maneira mais intensa economias centrais, como a dos Estados Unidos. De acordo com Lula, 2009 “foi um ano em que o Brasil mostrou competência”. “Nós preparamos o Brasil bem para 2010.”
Declarando-se “mais otimista do que qualquer cidadão brasileiro”, Lula também pediu que a população continue consumindo, “mas sem se endividar demais”. “O Brasil, daqui para a frente, vai continuar crescendo porque nós queremos, nos próximos anos, nos transformar, quem sabe, na sexta, na quinta, na quarta economia do mundo.” (Congresso em foco)