13 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo do Acre, WWF e Sky conduzem campanha para salvar 1 bilhão de árvores

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/12/2009 - 05:29
Manda no zap!CompartilharTuitar

wwwf
O governador Binho Marques concedeu segunda-feira, 7, entrevista à Sky do Reino Unido sobre campanha que a emissora de TV a cabo conduz em parceria com a organização WWF.  Salve a Floresta (Sky Rainforest Rescue) quer proteger uma área de três milhões de hectares da floresta no Estado do Acre como meio de enfrentamento às mudanças climáticas. A equipe de produtores e jornalistas percorre o Acre apresentando ao mundo – e com inserções ao vivo para os assinantes no Reino Unido – as expe-riências de desenvolvimento sustentável praticadas no Estado especialmente a Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal. “Saber que outros se juntaram a nós, toparam estar aqui, nos enche de coragem. Este é um exemplo que o Acre pode levar ao mundo”, afirmou o governador.

A Sky Reino Unido quer arrecadar £ 4 milhões (cerca de R$ 12 milhões) para salvar 1 bilhão de árvores na Amazônia,  e para cada libra doada por seus assinantes a Sky irá contribuir com outra libra até chegar ao valor pretendido. Do montante arrecadado, 75% serão destinados a um projeto no Acre para salvar um milhão de árvores e outros 25% serão destinados à WWF para ajudar outros projetos na Amazônia. A experiência acreana será apresentada na COP-15, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que está sendo realizada em Copenhague.

“O Acre faz muito além do que poderia fazer e o próximo passo é não só a economia florestal mas a qualidade de vida  para seu povo. O que nós estamos levando (para a COP-15) é o projeto que já está em funcionamento. É uma decisão que começou fora do Governo, na década de 1970”, relatou o governador ao responder as perguntas do apresentador Andrew Wilson.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Os recursos obtidos da campanha contribuirão para um projeto maior do Governo do Acre e WWF-Brasil para conservar 3 milhões de hectares de floresta, que contem aproximadamente 1 bilhão de árvores. Para Binho Marques, a parceria vai fortalecer a Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, desenvolvido pelo Governo do Estado. Com o recurso, o Acre irá, entre outras ações, potencializar a política de pagamento dos bônus nos planos de certificação das propriedades, para que aqueles que vivem na floresta continuem preservando e garantindo a recuperação da reserva legal. O Acre possui hoje 88% de cobertura florestal em seu território e adota uma política que já reduziu pela metade o índice de desmatamento nos últimos quatro anos. Dados do Instituto de Pesquisas Espa-ciais (Inpe) apontam uma redução de 83% do desmatamento no Estado, passando de 107.800 hectares em 2003, para 18.300 hectares em 2007.

Estudos indicam que atualmente o desmatamento no mundo está causando mais emissões de gases de efeito estufa do que a soma das emissões dos aviões, trens, navios e carros do mundo. A perda das florestas tropicais também está ameaçando o habitat de mais de 50% das espécies do planeta e o bem-estar de populações que vivem na floresta. A floresta amazônica é essencial para evitar o perigo de mudanças climáticas, além de abrigar a riqueza da bio-diversidade biológica e cultural. No Acre, as experiências são exitosas porque a sociedade pactou suas mudanças e implementou o Zoneamento Ecológico-Econômico, resultado de um amplo diálogo entre os atores sociais. “Estamos dez anos à frente de outros estados”, afirmou o governador, alertando para uma postura mais célere em relação ao aquecimento global. “O prazo já se esgotou. Tudo que se fizer ainda é pouco diante da necessidade. Temos que trabalhar muito. No caso do Acre, nosso trabalho já começou, já estamos fazendo”, disse.

Acre: redução de mais de 60 milhões de toneladas de CO2 até 2020
Já é consenso que as parcerias são fundamentais para a conservação da Amazônia.  O projeto em parceria com o Governo do Acre e WWF faz parte de um novo conjunto de compromissos da Sky no Reino Unido para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas, incluindo um orçamento geral para reduzir suas emissões de CO2 em 25% em toda a empresa até 2020.  Além disso, a empresa planeja aumentar a eficiência energética de seus edifícios em 20% e obter 20% da energia consumida em todos os seus prédios em fontes renováveis locais dentro do mesmo horizonte de tempo.

A economia do Acre nasceu junto com a floresta. Há uma natural vocação do Estado para uma economia de base florestal, e que agora quer ampliar as parcerias para garantir melhor qualidade de vida a todos. Na base dessa busca, a compreensão de que a floresta é habitada e que há uma afirmação de terras prioritárias para recuperação, conservação e introdução no processo produtivo, que são cerca de seis milhões de hectares localizados fundamentalmente ao longo de rios e rodovias. “Estimamos que até 2020 sejam necessários R$ 480 milhões para proteger as florestas e reduzir em 63 milhões de toneladas as emissões de CO2”, projeta Eufran Amaral, secretário de Meio Ambiente.

Diferencial é a simplicidade

O diferencial do projeto acrea-no é a simplicidade. A proposta foi conhecida do mundo a partir da luta de Chico Mendes, que unificou a luta dos povos da floresta e cidade gerando o socioambientalismo. O contexto atual é igualmente de vanguarda. Entre inúmeros exemplos, o Acre é o único Estado brasileiro que possui a Secretaria de Florestas. “O Acre só chegou até aqui pelas muitas alianças”, disse o governador Binho Marques.

Em Copenhague, o Acre irá defender o mecanismo REDD (Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação), cuja idéia é criar valores econômicos para a floresta em pé, ou para o desmatamento evitado, como tem sido chamado. O Acre registra atualmente as menores taxas de desmate dos últimos vinte anos, taxa que segue em queda.  A consolidação e a compreensão do REDD esbarram em situações que podem ser ultrapassadas a partir da intenção da política e da sociedade. Fatores como a diplomacia, no caso brasileiro, e acadêmicos, relacionados à mensuração do REDD, tem se interposto no avanço do tema. A COP-15 pode dar novo significado ao debate.

Objetivos da campanha

De acordo com o WWF, parceiro na campanha, o projeto vai possibilitar mais recursos para vigilância contra ameaças, entre elas o corte ilegal de madeira, e também para o desenvolvimento comunitário por meio do fortalecimento de cadeias produtivas florestais. A fase inicial será composta pela pesquisa e consulta a comunidades locais, antes do lançamento de um projeto piloto no início de 2010, que será ampliado posteriormente. A princípio, não se pode pensar em manter a floresta em pé sem pensar a área desmatada.

De seu lado, até 2012, a Sky irá reduzir as emissões de carbono de sua frota de vans em 25% (por van) e as emissões geradas pelas viagens dos funcionários a trabalho em mais 20% (por ETI).

Economia de base florestal: cresce participação
Os jornalistas da Sky conhecerão experiências como a da Natex, a fábrica de preservativos de Xapuri, e o Seringal Cachoeira – respectivamente representantes de uma e outra ponta do processo que transforma o látex em produto de alta tecnologia. O Acre desenvolveu a parceria público-privada e comunitária, que pode ser avaliada no complexo avicultor de Brasiléia e também na indústria de pisos e decks de Xapuri. Para esta última, 60% da madeira processada foi proveniente de manejo comunitário.

O projeto do Acre contempla áreas críticas e não somente a floresta preservada, o que é outro diferencial. A Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal mantém atenção na inversão do processo de desmate no Acre, que até o final da década de 1980 se concentrava nas grandes propriedades. Hoje, 90% dos desmates são realizados em pequenas propriedades. (Agência de Notícias do Acre)

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Vereador pede para ser ouvido no processo que apura mortedo irmão

Próxima Notícia

Prova para agentes do censo do IBGE será no próximo dia 13

Mais Notícias

Pedido de criação de CPMI do INSS tem assinaturas de 4 deputados e 3 senadores do AC
POLÍTICA

Pedido de criação de CPMI do INSS tem assinaturas de 4 deputados e 3 senadores do AC

13/05/2025
Chefe de divisão da Seinfra morre aos 53 anos após 18 dias internado em estado grave
POLÍTICA

Audiência pública liderada por Felipe Tchê debate programa de apoio a mães de atípicos

12/05/2025
Senado discute novo marco para concessões e parcerias público-privadas
Destaques Cotidiano

Senado discute novo marco para concessões e parcerias público-privadas

11/05/2025
Alan Rick se afasta e Antônia Lúcia assume vaga na Câmara dos Deputados por 120 dias
POLÍTICA

Condenada pela Justiça Federal, Antônia Lúcia reage com provocação nas redes: “fato equivocado”

10/05/2025
Lula defende debate sobre fim da escala 6×1 e aborda fraude no INSS
Destaques Cotidiano

Impeachment de Lula protocolado na Câmara divide oposição

10/05/2025
Alan Rick se afasta e Antônia Lúcia assume vaga na Câmara dos Deputados por 120 dias
POLÍTICA

Antônia Lúcia é condenada por improbidade administrativa e Justiça determina perda de mandato

10/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Prova para agentes do censo do IBGE será no próximo dia 13

Moradora do Novo Horizonte acha inseto suspeito de ser vetor da doença de Chagas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre