1 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Rio Branco ganha o prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/12/2009 - 05:40
Manda no zap!CompartilharTuitar

procaixa
A prefeitura de Rio Branco recebeu Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local pelo projeto de urbanização do bairro Mocinha Magalhães. O vice-prefeito Eduardo Farias representou o prefeito Raimundo Angelim na solenidade de premiação que ocorreu ontem à noite, 9, no Espaço Cultural Caixa Econômica, em Brasília. A cerimônia contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ana-nias; do ministro de Estado da Previdência Social, José Barroso Pimentel; da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho; do vice-prefeito, Eduardo Farias; além de representantes dos projetos.

O prêmio, baseado no Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais (Best Practices and Local Leadership Programme), da Organização das Nações Unidas (ONU/Habitat), tem a finalidade de identificar, documentar, premiar e disseminar as melhores práticas de gestão local desenvolvidas em parceria com a Caixa Econômica Federal. A idéia é identificar projetos que dão certo na prática e reconhecer o mérito dessas iniciativas e disseminá-las de forma que se transformem em referência para gestores públicos, privados e para toda a sociedade.

Na edição de 2009, foram inscritos, ao todo, 200 projetos de todas as regiões do país. Dos 35 finalistas, foram premia-dos 10 das áreas de habitação, gestão ambiental e desenvolvimento social, e 10 da área de gestão municipal, categoria priorizada nesta edição.  As melhores práticas receberam troféu, certificado e patrocínio de R$ 25 mil para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto. Na região Norte apenas Acre e Tocantins disputavam a pre-miação. O projeto de urbanização do bairro Mocinha Magalhães de Rio Branco foi escolhido e será um dos representantes do Brasil no Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas em Gestão Local no próximo ano.

“Esse prêmio é, na verdade, o coroamento da gestão  da Frente Popular que vem acontecendo no Acre nos últimos doze anos”, salientou o vice-prefeito, Eduardo Farias.

O prefeito Raimundo Angelim destacou os investimentos que foram aplicados na reestruturação do bairro Mocinha Magalhães, ressaltando os parceiros. “Nossa gestão está baseada em três princípios, que são as parcerias, o planejamento e a participação popular. A gestão compartilhada, com a participação da sociedade nos permitiu transformar a realidade de um bairro antes relegado ao esquecimento e que hoje é referência de urbanização e infra-estrutura não só para o nosso Estado, mas para o país e agora para o mundo”, frisou Angelim. “Este prêmio é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe  da prefeitura e é o que nos impulsiona para continuar fazendo mais e mais por nossa cidade”, finalizou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Projeto de urbanização do bairro Mocinha Magalhães
O bairro Mocinha Magalhães foi selecionado para a implantação do projeto, por sua elevada carência de infra-estrutura básica e a ocupação de áreas inadequadas para habitação. Para alcançar os objetivos, o projeto contou com equipes de trabalho social responsáveis pela mobilização e participação da comunidade no projeto. Hoje o bairro está urbanizado, toda a infra-estrutura pronta, com abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação, drenagem pluvial, pavimentação de ruas, construção de calçadas, praças, quadras de esportes, parques, recuperação da mata ciliar. Como solução para os problemas habitacionais foram construídas unidades habitacionais para as famílias deslocadas das áreas de risco e de proteção ambiental, houve melhoria nas demais habitações e construção unidades de habitação embrião, módulos sanitários, posto de saúde, creche e um centro comunitário. No cunho sócio-ambiental a comunidade, além de participar ativamente com parceira na definição de prioridades, foi beneficiada com oficinas de educação sanitária e ambiental, cursos de capacitação profissional visando a geração de trabalho e renda para somar ao orçamento familiar. O investimento foi de mais de R$ 13,1 milhões, 85% com recursos da União e 15% de contrapartida do município.

Resultados alcançados
O bairro foi contemplado com áreas de preservação ambiental reflorestada com 7 mil mudas de árvores nativas. Foi beneficiado com urbanização; construção de uma creche, um centro comunitário, um posto de saúde, 126 casas padrão do projeto, 64 casas embrião, 371 banheiros, duas áreas de lazer, 6,3 km de pavimentação asfáltica, 3,1 km calçadas, 16,3 mil m² de calçadão, 3,8 km de drenagem, 14,4 km de rede de água, 10 km de esgoto, 1,2 km de limpeza dos igarapés, três estações de tratamento de esgoto (fossa e filtro), 849 ligações domiciliares de água.

Impactos sócio-econômicos e ambientais

162 empregos gerados no bairro;
869 moradores capacitados com cursos profissionalizantes, 180 pessoas capacitadas, 61 novos empreendimentos comerciais;
Retirada 370 toneladas de lixo dos igarapés;
Redução de 41% no índice de criminalidade, de 2002 a 2009;
Redução de 63% no número de doenças (dengue, verminose, hepatite A e B, malaria, escabiose, tuberculose, leptospirose, leishmaniose, hanseníase, gripes e alergias) de 2002 a 2009; e
Aumento de 40% do número de alunos matriculados no ensino fundamental.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

É grave

Próxima Notícia

Nível do Rio Acre dobra em um mês; previsão é de mais chuva

Mais Notícias

Bocalom elogia Mailza Assis e diz que só entrará na disputa pelo governo se houver “chamamento da direita”
POLÍTICA

Bocalom elogia Mailza Assis e diz que só entrará na disputa pelo governo se houver “chamamento da direita”

27/06/2025
Mara Rocha vota na sede do Instituto de Meio Ambiente, na capital acreana: ‘vamos quebrar o ciclo de uma política ultrapassada, de 28 anos’
POLÍTICA

Mara Rocha confirma pré-candidatura ao Senado e revela aliança dos sonhos para 2026

27/06/2025
Único seringal urbano do mundo, Parque Capitão Ciríaco preserva história viva do Acre no Centro de Rio Branco
POLÍTICA

PT do Acre define André Kamai como novo candidato à presidência estadual do partido

27/06/2025
Governo apresenta proposta de cronograma do PCCR da Saúde; ‘não agradou’, diz sindicalista
POLÍTICA

Governo apresenta proposta de cronograma do PCCR da Saúde; ‘não agradou’, diz sindicalista

27/06/2025
Vereador de Brasiléia ameaça dar uma ‘pisa’ em assessor de colega por suposta difamação
POLÍTICA

Vereador de Brasiléia ameaça dar uma ‘pisa’ em assessor de colega por suposta difamação

27/06/2025
Prefeitura ainda não enviou a LOA para a Câmara Municipal; líder garante que projeto deve chegar até sexta
Destaques Cotidiano

Vereadores de Rio Branco aprovam pacote de projetos sobre autismo, meio ambiente e tecnologia

26/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Nível do Rio Acre dobra em um mês; previsão é de mais chuva

Após denúncia, militares decidem hoje permanência de Braga na Ame/AC

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre