* Confirmada a patranha ou sacanagem:
* em e-mail à coluninha, Alberto Fernandes Rodrigues, técnico da Eletronorte há 30 anos, explica que o Acre vem sendo castigado por ‘apagões’ por boicote ou birra do governador de Rondônia, Ivo Cassol.
* Explicando: o segundo ‘linhão’, que evitaria os constantes blecautes, ainda não foi construído porque o Instituto do Meio Ambiente de Rondônia não concedeu a licença ambiental.
* E não concedeu, porque o governador Ivo Cassol exige que sejam aprovadas as construções de 12 pequenas hidrelétricas no interior de Rondônia.
* E sabe, leitor, quem é o dono dessas hidrelétricas?
* As empresas ou grupo do governador Ivo Cassol.
* Resultado: enquanto não se resolver essa patranha, segundo Alberto Fernandes, o Acre continuará “pendurado no linhão” e sujeito a sofrer mais ‘apagões’.
* A menos que o governo e a classe política do Acre, sobretudo a bancada federal, tirem esta questão a limpo e exijam respeito do Governo Federal.
* Outra sugestão para a bancada ou membros da bancada federal:
* colocar emendas no Orçamento para a construção de um grande museu aqui no Estado.
* Como se viu na bela matéria do filhão Tiago, publicada ontem neste matutino, o Acre já reúne um dos maiores acervos de fósseis da Amazônia.
* O departamento de Paleontologia da Ufac já não está conseguindo acomodar e preservar tantas raridades, como o Purussaurus, o Mourassuchus, a Stupendemys e outros.
* Só na construção da BR-364 para Cruzeiro do Sul foram encontrados mais de 800 ossadas.
* A construção de um grande museu em local de fácil acesso para a visitação – pode ser mesmo no campus – com certeza atrairia turistas e cientistas.
* Como acontece com os museus no mundo inteiro.
* Além, claro, do valor histórico desse acervo para pesquisas dos estudantes.
* O telefone toca. É um leitor da coluneta querendo saber se a polícia já identificou e prendeu a ‘gangue da baladeira’ ou do estilingue?
* Rio Branco parecia Londres na madrugada de ontem.
* Depois do chuveiro, uma densa neblina cobriu a cidade.
* Parecia a fog londrina.
* Mas só parecia.
* Não se sabe se por conta da neblina ou imprudência dos motoristas a bruxa estava solta.
* Vários acidentes foram registrados. Alguns graves.
* Fenômeno estranho ontem aqui nos altos deste matutino: de repente, as lajotas do piso começaram a descolar.
* Huummm.
* Lhé está amando.
* A solidariedade deste matutino à família da defensora Maria da Conceição Castelo Branco Coelho, a Nenê, que morreu ontem em Goiânia.