27 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Dengue: cidades com risco de epidemia capacitam agentes e pedem o apoio da comunidade

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/01/2010 - 06:11
Manda no zap!CompartilharTuitar

Brasília – Municípios brasileiros que correm risco de enfrentar uma epidemia de dengue em 2010 estão capacitando mais agentes de controle para reforçar as equipes e cobram da população maior engajamento no combate à doença.

Em Ilhéus (BA), médicos, enfermeiros e técnicos de saúde já participaram da primeira etapa da capacitação. Profissionais de saúde com nível médio também concluíram uma espécie de minicurso sobre o combate à doença. O destaque, entretanto, está na mobilização de agentes do Programa Saúde da Família, que alertam para a responsabilidade da população no sentido de evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

No estado de Minas Gerais, os bairros de classe média e média alta do município de Governador Valadares concentram o maior número de focos do mosquito da dengue. De acordo com a prefeitura, o principal foco do Aedes aegypti são os ralos.

O Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aepypti (Liraa) aponta um percentual de 5,1% na cidade mas, em quatro bairros, os número chega a 10,9%. O fato de mais de 40% dos focos estarem dentro das casas requer maior participação da população no combate à doença.

Barretos (SP) também é um dos dez municípios que integram a lista do Ministério da Saúde. As ações, segundo a prefeitura, envolvem as áreas de saúde, educação, esporte, cultura, assistência social, meio ambiente e obras, entre outras.

Em novembro, o prefeito Emanoel Mariano Carvalho anunciou a contratação emergencial de 20 agentes de controle de vetores, além da realização de mutirões de limpeza. O objetivo é consolidar serviços como tapa-buraco e retirada de entulho. As escolas locais também realizaram gincanas para arrecadar garrafas de plástico – recipientes onde geralmente ocorre acúmulo de água parada.

Em Palmas (TO), técnicos do Centro de Controle de Zoonoses capacitaram um pelotão de fuzileiros de 22º Batalhão de Infantaria do Exército. Ao todo, 40 militares – entre sargentos, cabos e soldados – participam da força-tarefa na capital do Tocantins. Foram realizados trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de possíveis criadouros de larvas e do mosquito.

A dengue é uma doença febril aguda não transmitida de pessoa para pessoa. O principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de dez a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus durante toda a vida.

Existem duas formas da doença: a clássica e a hemorrágica. A primeira apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Ela pode afetar crianças e adultos, mas raramente mata. Já a dengue hemorrágica é mais severa – além dos sintomas presentes da forma clássica, podem ocorrer sangramento e morte. (Agência Brasil)

 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Poupança acumula em dezembro maior captação de recursos desde 1995

Próxima Notícia

Julgamento do Caso “Esquilo” será dia 20 de janeiro

Mais Notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 11 cidades do Acre; veja quais
1º destaque

Inmet emite alerta de baixa umidade para 11 cidades do Acre; veja quais

27/08/2025
Foto: Arquivo/Defesa Civil
6º destaque

Rio Acre está a 28 centímetros de alcançar pior marca de seca, aponta Defesa Civil

27/08/2025
Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Acre lança ambulatórios especializados em dor para pacientes com doenças crônicas

27/08/2025
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Geral

Auxílio Gás será ampliado para botijão ser acessível em todo o país

27/08/2025
Foto: Reprodução/Instagram
5º destaque

VÍDEO: Cirurgião do Acre retira bola de cabelo de estômago de criança em cirurgia rara

27/08/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
2º destaque

Vestibular de Medicina da Ufac está previsto para janeiro de 2026; Cebraspe deve organizar a seleção

27/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Julgamento do Caso "Esquilo" será dia 20 de janeiro

MPF/AC divulga locais de prova para Seleção de Estagiários de Direito

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre