Pular para o conteúdo

Inclusão Digital em Xapuri

inclusao

A inclusão digital por meio da democratização do uso das novas tecnologias é o desafio da Estação Digital de Xapuri. A unidade foi inaugurada nesta quarta-feira, 20, com a presença da comunidade e de representantes do poder público, entre eles, o prefeito do município, Bira Vasconcelos, e o presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima. A proposta é oferecer internet gratuita e cursos de informática aos jovens e adultos do município. 

“Estamos aliando a formação e o acesso livre à rede. A informática faz parte da realidade do mundo hoje, e as novas tecnologias são capazes de transformar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Bira.

A Estação Digital conta com 22 computadores e sinal aberto de internet para a região, e é fruto da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, através do Instituto de Formação Profissional Dom Moacyr.

O espaço será utilizado pelos alunos do Pró-Jovem formado por estudantes de Xapuri que fazem curso à distância, pelos gestores que estão participando do curso de Gestão, e pela comunidade em geral.

Localizada na Fundação Cultural do município, a Estação fica aberta ao público das 7h30 às 21 horas. O estudante Charles Rodrigues, será um dos integrantes do curso de informática, e destaca a importância da oportunidade para sua futura inserção no mercado de trabalho. “A partir da participação em cursos ampliamos nossas fontes de conhecimento. E isto aumenta as chances para se conseguir um emprego”.

O depoimento de Charles reitera a opinião do diretor do Instituto Dom Moacyr. Segundo Irailton Lima, o acesso a tecnologia da informação é condição básica para o mercado de trabalho, além de criar novas possibilidades de desenvolvimento.

“Estamos reunindo esforços para manter a Estação Digital e ampliar as oportunidades de acesso da população de Xapuri. Garantir internet livre é uma política de governo”, concluiu. (Agência de Notícias do Acre)

inclusao_2