Pular para o conteúdo

Natex capacita enfermeiros do Alto Acre sobre DST/AIDS e hepatites

NATEX

A fábrica de preservativos de Xapuri Natex, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza desde esta quinta-feira, 21, uma capacitação para enfermeiros do Alto Acre sobre DST/AIDS e hepatites virais.

De acordo com a gerente geral da fábrica, Dirley Bersch, a capacitação faz parte de uma parceria da fábrica com o Governo Federal, que vai desde o fornecimento dos preservativos, distribuídos gratuitamente em toda a região norte do país, até ações de prevenção às comunidades extrativistas que fornecem o leite para a fábrica.

Nesse primeiro momento, a capacitação está sendo direcionada aos enfermeiros. Posteriormente, será feita com os agentes comunitários de saúde que lidam diretamente com as famílias extrativistas. O resultado final será a realização de oficinas educativas para as comunidades extrativistas fornecedoras do látex.

A representante do Ministério da Saúde, Vera Lopes, destacou que a capacitação vai trabalhar a formação do multiplicador. “Isso para que eles possam levar informações de qualidade com uma abordagem adequada à realidade das comunidades extrativistas”, afirma.

A Secretária de Saúde de Brasiléia, Antonia Kerd, reafirmou o compromisso do município para fazer com que as ações de saúde atendam à todos. “Seja da zona rural ou urbana, na floresta ou na cidade, é importante trabalhar a prevenção”.

A capacitação é realizada até este sábado, 23, no auditório do Ministério Púbico de Brasiléia.