X

Prefeitura promove primeira Conferência Municipal de Defesa Civil

A prefeitura de Rio Branco realiza na sexta-feira, 29, no auditório do colégio de Aplicação, a primeira Conferência Municipal de Defesa Civil. O evento tem o objetivo de discutir novas políticas e práticas para a Defesa Civil, além de definir procedimentos mais eficazes na redução da vulnerabilidade nas cidades.

“A conferência tem a finalidade de tratar a questão da Defesa Civil como uma política pública, envolvendo a comunidade na formulação e deliberação das ações de assistência humanitária. Serão debatidos três eixos temáticos na conferência: o primeiro deles é o fortalecimento da defesa civil; o segundo trata da assistência humanitária e o terceiro aspecto aponta para o controle social das atividades de defesa civil”, explicou o coordenador da conferência, major George Santos.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) propôs a construção de um pacto em defesa da Defesa Civil e já indicou alguns pontos iniciais, mas ele deve ser discutido por muitos atores em diferentes instâncias, para ter força social, política e manter a defesa civil dentro dos marcos estabelecido desde a década de 1990 e , além disso, fortalecer suas ações de modo a conquistar o apoio social.

Isso se dá por meio da formalização e envolvimento da sociedade no planejamento, na implementação e no controle das ações de Defesa Civil, “como elemento fundamental para a criação e o fortalecimento da nova cultura de Defesa Civil, e, claro, há que formular uma política pública que dê conta de articular organicamente todos esses elementos”, finalizou Santos.

A primeira Conferência Municipal de Defesa Civil é uma prévia da Estadual e da Nacional, que ocorrem respectivamente, em fevereiro e março. Na sexta-feira, após os debates serão eleitos os 22 delegados para a etapa Estadual. (Assessoria Pmrb)

Categories: Geral
paula: